Blombô realiza leilão destinado ao Centro Cultural Estrela de Lia de Itamaracá

Compartilhar

O Leilão beneficente visa incrementar a captação de recursos para o seguimento do Projeto de Requalificação do Centro Cultural Estrela de Lia, aprovado pela Prefeitura da Ilha de Itamaracá e elaborado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe. A Curadoria do leilão é feita pelo Sr. Aldones Nino, curador adjunto do Collegium, em Arévalo, Espanha, e Andressa Rocha, historiadora da arte, mestranda em História e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ.

A organização e produção do Leilão é feita pelo Sr. Pietro De Biase, advogado, em parceria com a plataforma Blombô Leilões.

O catálogo compreende obras de artistas contemporâneos como Marcela Cantuária, Márcia Falcão, Mulambo, PV Dias, Claudio Tobinaga, Vicente de Mello e outros artistas em destaque na cena da arte contemporânea. Todas as obras foram doadas pelos artistas em benefício do leilão.

Lia atualmente é homenageada na 55a Ocupação no Itau Cultural em São Paulo. A mostra fica em cartaz até o dia 11 de julho de 2022. Durante esse período, a artista tem se apresentado em diversas instituições culturais como SESC Vila Mariana, Itau Cultural, Museu da Língua Portuguesa, Teatro do Parque.

Os recursos obtidos com a venda das obras serão destinados para as reformas necessárias previstas no Projeto de Requalificação do Centro Cultural.

A gestão dos recursos e sua aplicação ficará a cargo do Centro Cultural Estrela de Lia, que prestará contas da aplicação dos recursos por meio de relatórios a serem publicados no site. 

https://liadeitamaraca.com/.

O Centro Cultural Estrela de Lia

Lia de Itamaracá é cantora e compositora desde a infância, com um repertório rico em canções populares nordestinas dos gêneros coco de raiz, loas de maracatu e cirandas. Em 2004, Lia recebeu da Presidência da República, o grau de Comendadora da Ordem do Mérito Cultural. No ano de 2005 recebeu o título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, por seu relevante e expressivo trabalho que desenvolve em prol da promoção da cultura brasileira. Em 2019, Lia recebeu o título de Doutora Honoris Causa, pela Universidade Federal de Pernambuco pelos serviços prestados à cultura de Pernambuco e do Brasil. Tendo sua importância reconhecida internacionalmente, Lia foi denominada “Diva da música negra” pelo The New York Times. Lia possui 4 álbuns e 3 biografias.

O Centro Cultural Estrela de Lia tem como cerne a “ciranda de Lia”, sua realização física e seus desdobramentos como símbolo cultural, histórico e étnico.

O Centro Cultural Estrela de Lia funcionou entre 2005 a 2014, realizando rodas de cirandas semanais e se consolidou como um ponto de cultura nacional. As programações contavam com artistas convidados, sendo um espaço cultural e educativo para formação da juventude acerca da cultura popular e da ancestralidade da afro diáspora. Ele está fechado há oito anos, devido a fortes que chuvas que prejudicaram a estrutura.

O catálogo do leilão vai ao ar hoje e o pregão será dia 14 de julho nos canais da Blombô. Comprar arte é bom, ajudar é melhor ainda! Então clique e confira o catálogo !

Ana Maria

Ana Maria

Jornalista com formação em psicanálise e especialização no mercado de arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor