Abelardo Morell e a câmara escura

Compartilhar

Na era da arte digital imagina-se que facilmente possamos produzir fotografias sobrepostas com o mesmo efeito das obras de Morell, criando imagens no photoshop apenas mesclando camadas. Ele, no entanto, usa técnicas analógicas, baseada no processo que deu origem à fotografia, a câmara escura.

Morell fez sua primeira imagem utilizando a técnica na sua sala de estar  em 1991. Cobriu todas as janelas com plástico preto até a escuridão total, no lugar ideal Morell faz um furo para que um pequeno feixe de luz ultrapasse. A luz então entra e cria a imagem invertida da vista exterior na parede. Na mesma parede do furo, com uma câmera Morell fotografa a parede oposta. O resultado é um interior com a projeção da vista externa em um processo totalmente analógico.

Morell fotografou salas em todo o mundo e desenvolveu as técnicas com o passar dos anos. Para aprimorar a imagem o fotógrafo começou a utilizar o filme colorido e a posicionar uma lente sobre o buraco no plástico. Isso fez com que aumentasse a nitidez e o brilho da imagem que entra.

Nos primórdios as exposições duravam até oito horas, “Foi como o início da fotografia, de certa forma, para mim. Agora é claro que as coisas mudaram radicalmente. Mas isso foi o começo. Em certo sentido, tentei alcançar o surrealismo através de métodos muito diretos. Não colocando elefantes flutuantes na sala e coisas assim.” diz Morell.

Recentemente, o fotógrafo começou a utilizar um prisma para corrigir a orientação da imagem projetada. Comparado com os primórdios, Abelardo considera que tem encurtado consideravelmente o tempo de exposição graças a tecnologia digital.

Certa vez Morell foi questionado “Por que você não projeta o que quiser em um projetor de slides em uma sala e apenas faz o Taj Mahal e Nova York ou algo assim?” Na ocasião ele respondeu que seria extremamente desinteressante, “Parte de estar amarrado com a realidade e a maneira como ela faz as coisas é que há um engajamento. Isso, eu acho, me faz pensar diferente. Você não pode simplesmente sentar de pijama e fazer o que quiser no Photoshop.” diz o artista.

Ana Maria

Ana Maria

Jornalista com formação em psicanálise e especialização no mercado de arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor