Hoje é dia de cantar MPB!

Compartilhar

Hoje, 17 de outubro, é comemorado o Dia da Música Popular Brasileira. A data é celebrada desde 2012, quando foi sancionada a Lei nº 12.624 que oficializou o Dia da MPB. A música popular brasileira resulta de um conjunto de manifestações culturais de influência indígena, africana e europeia. A década de 60 é considerada um período de ebulição para esse estilo musical. Foi nesse momento que passaram a coexistir o samba, o jazz, a Bossa Nova, e outros ritmos.

Este dia foi escolhido por ser a data de nascimento de Chiquinha Gonzaga que, além de ser a primeira compositora oficial da música popular brasileira, foi também pianista, regente, fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais e inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque e Caetano Veloso. Uma de suas mais famosas composições é “Ó Abre Alas”, que até hoje ouvimos nos bailes de carnaval e que você deve estar cantarolando neste exato momento, já que falamos dela! Se, no entanto, você preferir celebrar este dia de uma forma diferente, pode ouvir uma das mais famosas composições de Rita Lee, feita em parceria com Paulo Coelho. Trata-se de “Arrombou a Festa”, que com os versos “Ai, ai, meu Deus/ O que foi que aconteceu/ Com a Música Popular Brasileira?” criticava o cenário da MPB . Lançada em 1977, fez enorme sucesso.

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor