Há cerca de duas semanas o artista britânico Banksy abriu uma pop-up store em Croydon, cidade que fica ao sul de Londres. A loja se chama Gross Domestic Product – Produto Interno Bruto, em português. O espaço físico é na verdade apenas um show room que nunca abre suas portas, e deve encerra-las em breve, para mostrar uma linha de produtos oferecida pelo próprio artista.
A loja é resultado de uma ação legal que Banksy vem sofrendo de uma empresa de cartões de felicitação que tenta registrar o nome do artista. Banksy foi aconselhado a vender sua própria linha de produtos promocionais para frustrar essa ação, uma vez que por lá a lei é bem clara: se o detentor da marca não a está utilizando, então pode ser transferida a alguém que vai utiliza-la. As vendas são todas realizadas online e vão funcionar de maneira particular: os interessados podem escolher apenas uma peça, preencher um cadastro e responder à pergunta “por que arte é importante?” (sic). Como a quantidade de produtos será limitada, caso haja muitos interessados num mesmo produto as respostas serão utilizadas como critério para escolher quem poderá comprar ou não.
Para quem gosta e/ou admira o trabalho de Banksy, os produtos são incríveis e traduzem perfeitamente o espírito do trabalho dele.