Como incentivar a compra de arte do seu público

Compartilhar

Muitos profissionais envolvidos no mercado de peças artísticas e artesanais relatam que uma das dificuldades é incentivar a compra de arte. Além de exibir as obras, é sempre importante conseguir compradores para fechar negócio. É isso que ajuda a movimentar a indústria criativa e que apoia artistas, galeristas, curadores e outros indivíduos ligados ao setor.

A boa notícia é que o processo não precisa ser tão complexo. Com as dicas certas, é possível chamar a atenção do seu público e fazer com que as pessoas queiram comprar o que está disponível.

A seguir, confira algumas dicas para incentivar a compra de arte e drible os desafios do setor!

Entenda com qual público você está falando

A manifestação artística é orgânica, natural e focada na criatividade. Então, a produção personalizada de peças não tem que ser o foco para conseguir as vendas. O truque está em acertar o discurso, para falar corretamente com o público desejado.

Você deve compreender, por exemplo, quais são as preferências e os hábitos de consumo dos possíveis compradores. Algumas pessoas compram quando veem inspirações ou quando sentem que se trata de algo exclusivo e escasso. Já outros interessados estão atrás de personalidade e valorização da cena local.

Com perfis tão diferentes, a comunicação também tem que ser distinta. Tenha o cuidado de conhecer bem o seu mercado e entenda quais são as características e qualidades relevantes. Assim, será mais fácil comunicar e atrair os compradores de interesse.

compra de arte

Simplifique o caminho para a compra de arte

Não basta convencer o seu público que vale a pena comprar belas peças de arte. É importante fazer com que as pessoas tenham segurança e, principalmente, acessibilidade no processo. Qualquer obstáculo pode levar à desistência e não é isso que você deseja, certo? Por isso, o caminho é simplificar a intenção de compra à realização do pedido.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio da internet. Hoje, já se compra de tudo de forma online — e não precisa ser diferente com a arte. Nesse caso, vale a pena ter uma “galeria virtual”, em que as transações ocorram de forma segura e prática.

Em vez de partir para a construção de um site ou plataforma do zero, o melhor é investir em um marketplace. Basta se cadastrar no site, criar sua conta e inaugurar a galeria. Depois, é só anunciar as suas peças online para que os compradores possam fazer seus pedidos.

Faça os contatos certos para acertar em cheio

Para incentivar a compra de arte, também é importante ter uma boa rede de contatos e um “sistema de suporte”. A intenção é simples: fazer com que a sua mensagem alcance mais gente e, com isso, gere mais oportunidades potenciais de compra.

Apesar de ter uma galeria virtual ser relevante, só isso não é suficiente para convencer as pessoas a comprar. Por isso, vale a pena pedir para que os amigos compartilhem o link ou fechar parcerias com outros artistas, galeristas ou curadores.

As mídias sociais também são bem-vindas. Já que estamos falando da venda com abordagem digital, não deixe de divulgar as obras nas redes sociais e até em publicações patrocinadas. Mesmo que alguém não compre uma peça específica, pode se interessar por outra no futuro. Portanto, é uma ótima maneira de fazer conexões valiosas.

Incentivar a compra de arte é possível com a ajuda da estrutura certa e de uma boa comunicação. Com estratégia, direcionamento e simplificação para quem adquire, suas chances se multiplicam!

Se quiser acompanhar outras dicas e sugestões, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor