Exposições para saber mais sobre a semana de arte moderna

Compartilhar

Confira a agenda das principais exposições com o tema do centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil

São Paulo

Centro Cultural Fiesp

Exposição “Era uma Vez o Moderno”

Reúne diários, cartas, manuscritos, fotos e obras dos artistas e intelectuais que fizeram parte de diversas iniciativas em torno da implantação de uma arte moderna no Brasil, entre os anos de 1910 e 1944. 

Até o dia 29 de maio.

CCBB

Exposição Brasilidade Pós-Modernismo

Apresenta trabalhos contemporâneos de 51 artistas como Tunga, Adriana Varejão e Cildo Meireles, entre outros. A mostra chama a atenção para as diversas características da arte contemporânea brasileira da atualidade cuja existência se deve, em parte, ao legado da ousadia artística cultural proposta pelo Modernismo.

Até o dia 7 de março.

Pinacoteca

Exposição Modernismo: destaques do acervo 

A mostra é composta por 134 obras de artistas ligados ao modernismo e que estarão espalhadas por diversas salas do museu. Dentre as obras está a pintura Amigos, de Di Cavalcanti, que fez parte da exposição histórica que inaugurou a Semana de Arte Moderna, no Theatro Municipal de São Paulo. Também estará em destaque a obra Antropofagia, de Tarsila do Amaral.

Até o dia 31 de dezembro.

Obra “Bananal”, de Lasar Segall 

Museu Afro

Exposição Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mário de Andrade 

Traz ao museu 27 obras do padre Jesuíno do Monte Carmelo, provenientes de igrejas das cidades de Itu e de São Paulo. A pesquisa sobre as pinturas das igrejas e dos conventos da cidade de Itu foi uma das últimas feitas por Mário de Andrade, um dos grandes nomes do Modernismo brasileiro. 

Até o dia 30 de junho.

Jesuíno do Monte Carmelo foi um padre artista descoberto por Mário de Andrade

IMS

Exposição Modernidades fora de foco: a fotografia e o cinema no Brasil 

Apresenta duas expressões artísticas que ficaram de fora da Semana: a fotografia e o cinema. A exposição, prevista para o segundo semestre, deve explorar o processo de urbanização ocorrido nas principais cidades brasileiras à época – Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belém, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre – durante a Primeira República (1889-1930).

De 13/09/22 até 26/02/23.

Exposição Internacional do Centenário da Independência, Rio de Janeiro, 1922. Fotografia sobre papel, gelatina/prata. Bippus Rio/Acervo IMS

Memorial da América Latina

O público que visitar o Memorial da América Latina poderá conferir, nas pilastras do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, a exposição de 16 caricaturas gigantes de artistas ligados ao movimento de 22. A mostra tem curadoria de Jal, presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil. 

O Memorial da América Latina é um centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 18 de março de 1989 na cidade de São Paulo – FOTO: Divulgação/Memorial da América Latina

Conjunto Nacional

Com curadoria de Vera Simões, 13 artistas contemporâneos prestam homenagem aos artistas modernistas de 22, durante todo o mês de fevereiro. Banners com arte impressa desses 13 artistas estampam a fachada do Conjunto Nacional, que fica na Avenida Paulista. Cada banner homenageia um artista modernista.

Museu de Arte Brasileira – Faap

Exposição “Modernos”

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP) abre no dia 10 de março a exposição “Modernos”. A mostra estará dividida em dois grandes núcleos: Antes de 1922, com curadoria de Felipe Chaimovich, ficará em cartaz por três meses, e Depois de 1922, com curadoria de Laura Rodríguez, seguirá até novembro.

De 10/03/22 até Nov/22.

Farol Santander 

Exposição Identidades – 22&22&22

Obras icônicas das duas coleções, e mais algumas obras de coleções de artistas, destacam, geograficamente, nos séculos XIX e XX, os centros artísticos no Brasil, à época: a cidade do Rio de Janeiro, então capital do país, e especialmente São Paulo, palco da Semana de Arte Moderna de 1922, no Teatro Municipal, como ponto efervescente e aglutinador da modernidade, com suas ideias, sentimentos e opiniões de entusiasmo febril.

De 22.02.22 até 22.05.22.

Museu Catavento 

Exposição “O Ateliê de Brecheret”

Holografias das esculturas, ferramentas e desenhos do Brecheret, a exposição conta a história do artista e do espaço que abrigou a realização de importantes obras e de um encontro essencial para a história da arte brasileira. A mostra, realizada em parceria com o Instituto Victor Brecheret, poderá ser conferida de terça a domingo, das 9h às 17h, no piso superior do museu.

Galeria Kogan Amaro

Exposição [Mundano]

Propõe um questionamento sobre o momento atual da arte e do mundo em que vivemos: troca o enunciado para Semana de Arte Mundana e insere a imagem do brotinho que cresceu e acabou cortado como muitas árvores, dando a ideia de ruptura, reforçando a ideia de arte engajada, tão necessária aos dias de hoje.

Até dia 26 de Março.

Galeria André 

Brecheret, 1922-2022 – Nos Passos da Modernidade

Exposição individual com mais de 50 esculturas, além de desenhos, fotografias e documentação acerca de um dos principais artistas modernistas do país. 

De 22 de março a 28 de maio.

Franca 

Laboratório das artes 

“Uma releitura do modernismo”

Franca (SP) recebe, a partir desta quarta-feira (23), a exposição gratuita , que reúne obras de 21 artistas brasileiros de 11 cidades diferentes para homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo de 1922.

Rio de Janeiro

Paço Imperial

A Afirmação Modernista – A Paisagem e o Popular Carioca na Coleção Banerj

Mais de 120 pinturas, desenhos, gravuras e esculturas.

Até o dia 20 de março.

Bahia

Casa Memorial Régis Pacheco – Vitória da Conquista

A exposição multilinguagem Arte Conquista, no Memorial Governador Régis Pacheco 

Apresenta obras de 20 artistas, das mais variadas artes – plásticas, fotografia, música, teatro, literatura e dança – e com influências que remetem ao movimento modernista. 

Até 28 de fevereiro.

Belo Horizonte

Palácio da Liberdade

Exposição Recortes Modernos do artista Alfredo Ceschiatti

A mostra conta com obras que compreendem o período de 1942 a 1969. São 13 esculturas de Ceschiatti, que é um dos mais notáveis nomes do modernismo brasileiro e mundial. 

Uma coletânea de obras de artistas modernistas vai ser exibida a partir desta terça-feira (22) no Museu Mineiro, na região Centro-sul de Belo Horizonte. A mostra “22 em 22 – O modernismo e suas influências no acervo do Museu Mineiro” é parte das comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna que aconteceu em São Paulo em 1922. 

Até 13 de março.

Ana Maria

Ana Maria

Jornalista com formação em psicanálise e especialização no mercado de arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor