Marketplace de arte: entenda como funciona

Compartilhar

Sabia que o uso da tecnologia também tem tudo a ver com arte? Na hora de comprar ou vender obras, a internet pode ser de grande ajuda. Por ser uma espécie de “shopping virtual”, o marketplace de arte é o local perfeito para quem deseja conhecer novos artistas ou alcançar um público maior.

Como essa é uma modalidade relativamente recente, vale a pena entender qual é o funcionamento desse recurso. Assim, será possível realizar negociações melhores e longe de dúvidas.

A seguir, veja como é o funcionamento de um marketplace de arte e entenda todas as suas características.

Afinal, o que é um marketplace?

Independentemente do tipo, o marketplace serve para reunir vendedores sob a mesma marca. É chamado de shopping virtual porque utiliza, exatamente, o conceito desse ambiente de compras: vários vendedores reunidos em um só local, que tem uma identidade única.

No caso do marketplace de arte, o site serve para vender obras de diversos tipos, como pinturas, ilustrações, fotografias e esculturas. Ele é voltado tanto para galeristas, vendedores e artistas quanto para os colecionadores, compradores e entusiastas em geral.

Como uma galeria ou um vendedor pode anunciar seus produtos?

Para começar a entender o funcionamento, vamos partir do processo de venda. Quem tiver interesse em oferecer uma ou mais obras precisa fazer um cadastro para criar a sua conta de vendedor.

Nessa etapa, é necessário preencher dados como:

  •         nome;
  •         sobrenome;
  •         classificação de pessoa física ou jurídica;
  •         CPF ou CNPJ;
  •         data de nascimento;
  •         endereço;
  •         nome público; 
  •         senha.

A partir do envio e da aprovação do cadastro, você terá a chance de criar a sua galeria virtual. Assim, será possível alcançar um público maior e aumentar as suas oportunidades de vendas.

marketplace de arte

Quem é responsável pela estrutura?

Em um marketplace de arte, assim como em qualquer outro, a responsabilidade sobre a infraestrutura é da empresa dona do site. Ou seja, a marca que representa todos os vendedores precisa cuidar de aspectos como domínio, hospedagem e formulários para cadastro de produtos.

Também é necessário fornecer uma plataforma para administração dos pedidos e contato para negociação entre as partes. No momento do checkout, a empresa garante a segurança de dados e a intermediação de pagamento — no caso de cartão de crédito.

Em troca, o marketplace recebe uma parte do valor por cada venda concluída na plataforma. Por isso, não é permitida a negociação fora dos meios do próprio site.

Quem é responsável pelos prazos, pela entrega e pela garantia?

Por outro lado, o marketplace voltado para arte não é responsável por questões logísticas e referentes à compra. Basicamente, é de responsabilidade da galeria, do colecionador ou do artista cumprir diversas condições, como em relação ao prazo de envio. Já o prazo de entrega depende unicamente da distância entre comprador e vendedor e do modelo de frete escolhido.

Em relação à garantia, também cabe a quem vende atestar que todas as informações são verdadeiras e correspondem à realidade. O marketplace não define o valor e nem as condições de pagamento, o que precisa ser negociado entre as partes.

Como o comprador pode usar um marketplace de arte?

Já quem tem interesse em adquirir obras de arte encontra no marketplace um local para aproveitar a conveniência e a segurança, graças à credibilidade da marca que apresenta os anúncios.

Na hora de fazer a compra, é só buscar o produto desejado ou navegar entre categorias. É possível explorar artes visuais, fotografias, peças antigas ou mesmo selecionar entre artistas. Após achar a peça de interesse, é só entrar em contato com o vendedor para tirar dúvidas e negociar o pedido. Em muitos casos, é possível conversar desde sobre o preço até sobre a forma de entrega, por exemplo.

O pagamento é realizado pelo próprio site, via boleto bancário ou cartão de crédito. Assim que ele é confirmado, o vendedor faz o envio. Em caso de arrependimento, é possível cancelar o pedido dentro do prazo de 7 dias. Novamente, é algo a ser tratado diretamente com o vendedor.

O marketplace de arte favorece o comércio dessas obras, com bastante segurança e conveniência. Com a escolha de um serviço adequado, é possível obter total satisfação.

Gostou de conhecer essa alternativa? Compartilhe o post nas suas redes sociais e marque os contatos que têm interesse no tema!

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor