Clássicos do Mobiliário Moderno em leilão na Blombô

Compartilhar

Obras de grandes nomes do Brasil da metade do século passado, como Oscar Niemeyer, Sérgio Rodrigues, Joaquim Tenreiro e Lina Bo Bardi, há muito são procurados por curadores de museus e colecionadores especializados. No entanto mais recentemente é que um público maior na Europa e Estados Unidos voltaram os olhos para as criações deste período específico do design brasileiro.

“O Brasil é uma das últimas – se não a última – das grandes descobertas do design do século 20”, diz o colecionador Zesty Meyers, que escreveu a introdução de “Brazil Modern”, uma nova pesquisa do curador de design e escritor Aric Chen.

Segundo reportagem da BBC, há uma crescente demanda pelo design mid-century e contemporâneo da América Latina e do Brasil especificamente a julgar pela sua forte presença na Design Miami/, o evento de design mobiliário que ocorre em anualmente em Miami Beach.

No Brasil as peças mais clássicas já são, há muitos anos, objeto de desejo dos públicos apreciadores do modernismo, principalmente no eixo Rio-São Paulo e Brasília.

Brasília, cidade planejada e construída a partir das bases modernistas, é um grande centro deste estilo arquitetônico e artístico e concentra grande parte da produção do mobiliário moderno.

Para atender a demanda dos colecionadores e clientes a Blombô realiza, neste mês, o primeiro leilão de mobiliário moderno e contemporâneo. As maioria das peças são “vintage”, ou seja, da década de 60, produzidas nos estúdios do próprio designer, em vida. São oriundas de importantes coleções de São Paulo, pela praticidade geográfica de nossa equipe poder visitar e conhecer as obras. A curadoria deste leilão foi feita por pelo curador e escritor Sérgio Campos, que também está à frente da Galeria Arte Mobília.

Veja algumas obras clássicas, que são grandes oportunidades deste leilão.

Clique aqui para ver o catálogo completo.

Zalszupin
Escrivaninha Presidencial

Esta escrivaninha produzida pela l’Atelier apresenta um design simples que segue padrões construtivos modernos com linhas retas e graciosas, inspiradas na escola modernista escandinava. Ele também mostra o excepcional senso de detalhes do designer e seu uso experiente das madeiras locais.

Lina Bo Bardi
Cadeira SESC (1970s)

No início dos anos 70, Lina Bo Bardi encarregou-se do projeto de construção do SESC Pompeia, que mais tarde se tornaria um dos espaços culturais mais visitados de São Paulo. Lina ocupou-se de todos os detalhes do projeto – da arquitetura à mobília – esta última integrada por peças como esta.

Tenreiro
Cadeira Curva

Foi desenhada em 1960. Feita de jacarandá, tem assento de palha natural, material preterido pelo designer, por deixar o móvel mais leve e ventilado. Catalogada nos Livros: Móvel Moderno no Brasil, Maria Cecília Loschiavo dos Santos e Joaquim Tenreiro, o mestre da madeira, Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Mesa/Banco Eleh 

Sérgio Rodrigues

Estrutura em caixa de madeira retangular em jacarandá, com quatro pés. Peça reproduzida na p. 60 do livro Sérgio Rodrigues, de Soraia Cals (Rio de Janeiro: Soraia Cals, 2000).

Ana Maria

Ana Maria

Jornalista com formação em psicanálise e especialização no mercado de arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor