Obras de arte em Papel no 53º leilão da Blombô

Compartilhar

Obras de arte em papel tem ganhado novos apreciadores, atraídos pela beleza, delicadeza e história das obras, ou mesmo pelos valores mais atrativos.

O nome papel tem origem na palavra Papyrus – a planta cujo miolo era matéria prima do papiro usado no Egito, cerca de 2400 anos a.C. para escrita e desenhos. No entanto, o papel próximo do que conhecemos hoje surgiu bem depois, em 105 d.C. na China. O papel absorvia melhor a tinta e foi responsável por uma verdadeira revolução no império chinês.

O papel como suporte de criação artística surgiu muito tempo depois da escultura, dos afrescos, dos relevos e outros formas criação artística, e permitiu o desenvolvimento de uma criação mais delicada e voltada para pequenos formatos.

A variedade de papéis utilizada na arte é imensa, bem como as técnicas utilizadas. As mais conhecidas são a gravura, o desenho e a pintura.

A gravura pode ser obtida através de diferentes técnicas de gravação – gravura em metal, xilogravura e litogravura – são as mais conhecidas. Estas nomeações se devem as respectivas matrizes utilizadas -chapa de metal, madeira e pedra. Alguns artistas são também gravadores, outros artistas fazem suas obras em outros gravadores e estúdios.

Tarsila, gravura

O desenho e a pintura podem ser realizados com uma gama variada de materiais como nanquim, aquarela, guache, spray, carvão e diversos outros tipos de pigmentos.

As marcas mais conhecidas no mundo das artes são: a Fabriano (italiana), a Canson (francesa) e Hahnemühle (alemã). O papel Fabriano é um papel feito por uma empresa italiana que existe desde o século XV, artistas como Michelangelo, Da Vinci, Rubens, Monet, Picasso usaram este papel como base para seus trabalhos.

Algumas obras de papel seculares são vendidas com bastante qualidade de preservação. Os principais fatores de deterioração dos papéis são: umidade, poluição, exposição direta de luz e a presença de fungos, bactérias e insetos.

A durabilidade das obras de arte em papel dependem de alguns cuidados como, por exemplo, o uso do vidro para preservar, a montagem é importante, o uso do paspatur evita que o papel encoste no vidro.

Os colecionadores de papel que residem em regiões mais úmidas precisam usar desumidificador nos ambientes onde conservam as obras.

São Paulo tem profissionais restauradores de papel muito profissionais, que cuidam dos acervos de museus e centros históricos e podem atender também colecionadores.

Mesmo sendo um suporte com valor menor do que telas e esculturas, algumas obras em papel conseguem alcançar valores significativos no mercado de arte.

Estudo para azulejo Osirarte, Volpi, aquarela

Para quem sempre sonhou ter uma obra única de Dali, Picasso, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, o desenho em papel é excelente opção com valor mais em conta.

O 53º Leilão da Blombô é uma seleção especial de obras em papel. É uma excelente oportunidade de ampliar a coleção com obras de qualidade com valores atraentes.

Selecionamos algumas obras, como grandes oportunidades neste leilão:

Sem título (1953), Almandrade, desenho em nanquim

Ana Maria

Ana Maria

Jornalista com formação em psicanálise e especialização no mercado de arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor