Obras para encerrar 2019 com muita arte!

Compartilhar

Nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro, aconteceu o último leilão online de arte da Blombô do ano de 2019. Este foi o ano em que tivemos pelo menos um leilão por mês – ufa! – e por ter sido assim, tão especial, trouxemos um catálogo com obras cheias de história, referências, participações em grandes mostras e tudo o que apenas a arte é capaz de proporcionar. O leilão já foi, mas algumas obras ainda estão disponíveis para lances. Confira!

Hermelindo Fiaminghi (1920 – 2004)

O trabalho de Hermelindo Fiaminghi (1920 – 2004) em nosso leilão é o estudo feito pelo artista para uma obra que hoje está em exibição no MoMA de NY. A obra final desse estudo foi doada por Patricia Phelps de Cisneros sob o registro N. 811.2016. O estudo acompanha certificado de autenticidade da família do artista.

Anna Bella Geiger (1933)
A gravura de Anna Bella Geiger que está em nosso catálogo é um múltiplo. Outro número da mesma tiragem está presente na exposição sobre a artista em cartaz atualmente no MASP. Outra obra participou da XXIV Bienal de São Paulo em 1988.

Belmiro de Almeida (1858 – 1935)
Belmiro de Almeida foi um artista de muitos talentos: pintor, caricaturista, escultor, professor e jornalista. É dele a obra Manequinho, escultura transformada em símbolo do clube carioca Botafogo de Futebol e Regatas em 1950 e talvez a obra mais roubada do Brasil. Segundo Rafael Cardoso em seu livro “A arte brasileira em 25 quadros”, “se [Belmiro de Almeida] não obteve maior reconhecimento pela posteridade, isto se deve ao acanhamento do meio em que viveu e às deficiências da historiografia”. Em nosso leilão, temos a obra “Mulher na Janela”, de 1888. Na dedicatória, lê-se:
“Caro Valladão
Estava pintando este estudo quando fui atacado pela malária, por isso não pude acaba-lo
Receba-o como lembrança de nossa amizade infantil. Lembras-te?
Belmiro
Roma 88″

Maria Auxiliadora (1935 – 1974)

Maria Auxiliadora foi uma artista autodidata que alcançou reconhecimento nacional e internacional, ainda que postumamente. Tinha uma família bem numerosa, com 18 irmãos, muitos dos quais artistas que expuseram seus trabalhos em feiras populares no Embu das Artes e na Praça da República, em São Paulo. Foi somente aos aos 32 de idade que decidiu se dedicar integralmente à pintura. Utilizava tinta acrílica de cores fortes e salientava partes do corpo humano e das paisagens. Uma de suas características marcantes foi a frequente utilização do branco, proporcionando efeitos sutis e de extrema leveza plástica na representação de vestidos de escola de samba ou divindades do candomblé. Faleceu muito cedo, aos 39 anos de idade, vítima de câncer. Esta obra está reproduzido na página 213 do livro “Maria Auxiliadora”, exposição do MASP, 2018.

Catálogo do 19º Leilão Online de Arte da Blombô

 

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor