O Desenho como técnica artística

Compartilhar

O desenho foi a primeira expressão do homem inclusive o nome Blombô se refere ao desenho rupestre, a descoberta do desenho mais antigo já encontrado ocorreu na caverna Blombos na África do Sul há mais de 70 mil anos. 

Desenho é uma representação gráfica e enquanto técnica artística pode ser executado em grande diversidade de materiais, as mais tradicionais são  lápis, carvão,  grafite, lápis de cor, crayon, pastel. Também existem materiais úmidos como tinta, aquarela, com penas e pincéis. Os suportes usados nos desenhos, também são diversos como papel, tecido e tela, e outros.

O desenho é muitas vezes  parte de outro processo artístico sendo chamado de estudo, croquis ou esboço. Muitos artistas desenham antes de produzir uma tela, e os croquis são utilizados na moda e na arquitetura. A Ilustração também é uma construção de desenhos, em geral acompanham textos e são usados em publicações, narrativas ou técnicas.

Alguns artistas brasileiros tem uma produção significativa de desenhos, como Oscar Niemeyer e Di Cavalcanti, ambos guiados pela delicadeza do traço mínimo e a singularidade da forma.

As composições com obras em desenho são bastante elegantes e delicadas, é possivel combinar desenhos de diferentes artistas. Os desenhos em papel demandam alguns cuidados especiais para serem preservadas. Em regiões de clima úmido é necessário uma estrutura de moldura com vidro em geral com a estrutura bem fechada para evitar umidade e fungos.

Amalia Giacomini #1 (série Descolamentos)
Florian Raiss, Desenho em nanquim #4
Adams Carvalho, Sem título, 2017
Ana Maria

Ana Maria

Jornalista com formação em psicanálise e especialização no mercado de arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor