Tito de Alencastro abre série de exposições online da Blombô

Compartilhar

“Geometria Sensível” traz a harmonia entre o rigor e a liberdade

José Tito Regis de Alencastro (1934 – 1999) foi um artista de muitos talentos. Pintor, desenhista, gravador, mosaicista e cenógrafo, dedicou-se a estudar as várias técnicas em diversas instituições. Na Escola Nacional de Belas Artes estudou desenho e composição com nomes como Abelardo Zaluar e Tomás Santa Rosa, sendo este considerado o primeiro cenógrafo moderno brasileiro. Em paralelo, estudou técnicas de mosaico e gravura em metal no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Formou-se ainda em museologia pelo Museu Nacional de Belas Artes.

A exposição “Geometria Sensível”, a primeira de uma série realizada pela Blombô, tem curadoria de Olívio Tavares de Araújo, que conheceu Tito de Alencastro de perto e acompanhou sua produção. “Fui amigo de Tito de Alencastro e convivi com ele enquanto produzia grande parte de sua pintura. […]  Tê-lo conhecido apenas facilita a compreensão de seu projeto artístico, que na verdade era como ele.”

Faça download do catálogo da exposição

A mostra traz 46 obras, produzidas nas décadas de 1980 e 1990. Todas estão à venda pelo próprio site da Blombô. Visite a exposição – nesta você pode chegar bem perto da obra! , volte quantas vezes quiser e, se você se encantar, ainda pode levar um dos trabalhos expostos pra casa!

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor