Venda de acervo: 3 formas de vender seu acervo de arte

Compartilhar

Realizar a venda de acervo nem sempre é fácil. Mesmo com boas obras em mãos, pode ser complicado encontrar o comprador certo no momento ideal, não é? Essa é uma situação encarada por todos os agentes do setor, desde artistas a curadores e galeristas. Então, é preciso buscar maneiras de solucionar essa questão.

A boa notícia é que, hoje, há outros modelos que não dependem apenas das exposições tradicionais (e limitadas). Com as estratégias certas, será muito mais fácil fechar novos negócios e espalhar arte pelo mundo.

A seguir, veja quais são 3 formas para realizar a venda de acervo da melhor forma!

1. Amplie a sua rede de contatos do mundo das artes

Uma das maneiras mais antigas de conseguir novos clientes é por meio do networking. Conversar com as pessoas ligadas ao mundo da arte e fazer novos contatos são modos de chegar ou de ser indicado a novos compradores em potencial.

Para tanto, vale a pena frequentar exposições de arte e eventos que reúnem interessados nesse assunto. Com mais conexões, aumentam as chances de encontrar pessoas que estão à procura de novas aquisições.

2. Invista em um marketplace para a venda de acervo

Com a força que a era digital tem hoje, não vale a pena ficar de fora e desperdiçar oportunidades. No caso da venda de acervo, é possível pensar no comércio virtual — sim, isso mesmo! O que poderia ser impensável anos atrás, hoje já é realidade graças ao marketplace.

Esse recurso consiste em unir diversos vendedores sob a mesma marca, que funciona como uma grande loja virtual. Ao se cadastrar em uma opção de qualidade, você criará a própria galeria virtual. Basta incluir as fotos e as informações sobre as obras e definir os preços para que elas estejam em exposição permanente.

O melhor de tudo é que o marketplace oferece toda a estrutura já pronta. Você não vai precisar se preocupar com segurança de dados ou processamento de pagamento. Tudo é realizado pelo serviço, o que garante praticidade para quem vende e facilidade para quem compra.

venda de acervo

3. Aposte no poder das redes sociais

Já que estamos falando sobre venda de acervo com ajuda da tecnologia, as redes sociais não devem ficar de fora. Elas reúnem todo tipo de conteúdo e de usuário — inclusive, aqueles que são apaixonados por arte e que têm muito interesse no assunto.

Graças a essas plataformas, é possível se conectar com pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo. Como o objetivo é vender as obras, vale a pena participar de grupos e comunidades sobre o assunto, por exemplo.

Também é interessante criar uma página para divulgar o seu acervo e, é claro, a sua galeria virtual no marketplace. Com a união desses recursos, é viável alcançar mais gente e obter resultados ainda melhores!

Fazer com que a venda de acervo deixe de ser um desafio é possível! Com essas formas de venda, você terá a chance de fechar mais negócios e fará com que a arte chegue a um número maior de pessoas.

Já que essas mídias são tão importantes, aproveite para compartilhar esse post nas suas redes sociais e divida os conhecimentos com os seus contatos!

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor