90 anos de Flávio-Shiró

Compartilhar

A Pinakotheke Cultural carioca realiza uma exposição para comemorar os 90 anos de nascimento do artista Flávio-Shiró. A mostra, que percorre a trajetória do artista desde os anos 1940 até os dias atuais, já aconteceu em São Paulo e está em cartaz no Rio de Janeiro até o dia 17 de novembro. Vivendo em Paris desde 1953, Flávio-Shiró ainda mantém uma estreita ligação com o Brasil, mantendo um ateliê no Rio de Janeiro. Podem ser vistas mais de 44 obras suas entre pinturas, desenhos, fotografias e objetos, todos de sua coleção particular.

Nascido Shiro Tanaka em Sapporo, no Japão, no ano de 1928, veio para o Brasil em 1932 com sua família. Instalaram-se em uma colônia japonesa em Tomé-Açu, no Pará, passando a residir em São Paulo a partir de 1940. No período em que estudou na Escola Profissional Getúlio Vargas, conheceu os artistas Octávio Araújo, Marcelo Grassman e Luiz Sacilotto. Pouco depois, teve contato com Alfredo Volpi e Francisco Rebolo. Trabalhou na molduraria do pintor Tadashi Kaminagai. Viajou a Paris com uma bolsa de estudos, onde estudou mosaico, gravura em metal e litografia. Dedica-se à abstração informal desde a década de 1950.

Shiró destaca que tem “uma raiz forte ligada ao expressionismo”, e observa que sua pintura não é abstrata, “sempre faz alusão a alguma coisa”, e “é mais do que um prazer estético”.

Flávio-Shiró
Pinakotheke Cultural do Rio de Janeiro
Rua São Clemente, 300 – Botafogo
Segunda a sexta das 10:00 às 18:00
Sábados das 10:00 às 16:00
Entrada Gratuita
Até 17/11

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor