Obra de Guignard é grande destaque no leilão da Blombô

Compartilhar

Alberto da Veiga Guignard, um dos expoentes da pintura modernista brasileira, foi professor, pintor, desenhista, ilustrador e gravador. Nascido em fevereiro de 1896, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, viveu um período no exterior, onde pode estudar pintura na Academia de Belas Artes de Munique. Alguns anos mais tarde já de volta ao Brasil, muda-se para Belo Horizonte a convite do então prefeito Juscelino Kubitscheck. O ano era 1944 e Guignard instala e passa a dirigir o Instituto de Belas Artes da cidade, local em que começou a lecionar desenho e pintura e por onde passam Amílcar de Castro, Farnese de Andrade, Lygia Clark, entre outros.

Guignard visitou as cidades mineiras de tradição barroca e colonial como Sabará, São João del Rei e Ouro Preto, onde pintou uma de suas mais icônicas obras que faz parte do 85º leilão de artes Blombô: “Paisagem de Ouro Preto”. Trata-se de um óleo sobre estuco com 115 x 200 cm. A obra, feita na parede da casa do amigo, artista e aluno Mário Silésio, em 1948, retrata a paisagem mineira na qual os traços e a pureza nos tons empregados se destacam.

As grandes dimensões, algo atípico na produção de Guignard, lhe conferem ineditismo e raridade, assim como o tema escolhido: um clássico em sua trajetória onde as líricas e poéticas paisagens imaginantes de Ouro Preto são desenhadas aos detalhes com a riqueza e minúcia de uma obra de arte única e especial.

Para ver essa e outras obras e participar do leilão, cadastre-se no iArremate. Aproveite para dar o seu lance, acessando agora mesmo o catálogo.

https://blombo.com/leiloes

Esperamos por você
Equipe Blombô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor