Abstracionismo Geométrico no 88º Leilão de Arte da Blombô

Compartilhar

Diferentemente do abstracionismo informal – representado em nosso 88º Leilão de Arte por artistas Manabu Mabe e Danilo di Prete –, o abstracionismo geométrico registra a racionalização que depende de análise intelectual. As formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma concepção geométrica. O movimento foi influenciado pelas vanguardas modernas do Cubismo e Futurismo.

O grupo ruptura, que marcou início da arte concreta no Brasil em 1952 com sua exposição “Ruptura” realizada no MAM-SP, é um dos principais expoentes desta vertente, tendo um dos seus fundadores sido Luiz Sacilotto, artista que integra o 88º Leilão de Arte da Blombô.

Além de Sacilotto, Judith Lauand, outra artista que faz parte do nosso leilão, também integrou o grupo. A obra presente no pregão foi exposta na maior exposição da artista até hoje, a retrospectiva “Desvio Concreto”, realizada no MASP em 2022 com curadoria de Adriano Pedrosa.

Confira a seguir um pouco mais sobre os artistas e suas obras:

Judith Lauand

Judith Lauand – Concreto 51 – Guache – 1957 – 52 x 52 cm. Lote 80

Nome importante do movimento concretista, é reconhecida por suas obras com formas geométricas precisas, pelo rigor matemático de suas composições constituidas de linhas, planos e vetores, e mesclada com cores contrastantes.

Arcangelo Ianelli

Arcangelo Ianelli – Sem título – óleo sobre tela – 1984 – assinado canto inferior direito – 130 x 100 cm. Certificado por Kátia Ianelli

Inicia estudos na Arte na década de 1940, e na década seguinte integra o Grupo Guanabara, juntamente com artistas como Manabu Mabe. Mas é somente nos anos 1970 que dedica-se à abstração geométrica, empregando principalmente retângulos e quadrados, que se apresentam como planos superpostos e interpenetrados.

Luiz Sacilotto

Luiz Sacilotto – Sem título – Acrílica sobre tela – Assinado canto inferior direito – 100 x 100 cm

Sacilotto é um dos fundadores do Grupo Ruptura. O artista, definido por Waldemar Cordeiro como “a viga mestra da arte concreta”, explora em suas obras o princípio de equivalência entre figura e fundo, a igualdade de medida entre cheios e vazios e as contraposições entre positivo e negativo.

Sofia Lucchesi

Sofia Lucchesi

Sofia Lucchesi é coordenadora de comunicação da Blombô. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) com especialização em Marketing e Mídias Digitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), atua no setor cultural desde 2015, especialmente nas Artes Visuais. Esteve à frente da comunicação de museus e galerias de arte, desenvolvendo trabalhos de marketing digital, assessoria de imprensa e relações públicas para exposições e projetos de artistas como Paulo Bruscky, Marcelo Silveira e Pedro Moraleida. Colabora com veículos especializados em cultura e Artes Visuais, além de escrever textos críticos e curatoriais para exposições de Arte Contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor