Arte popular brasileira

Compartilhar

O Brasil, grande celeiro das artes plásticas, ganha ainda mais protagonismo quando o assunto é arte popular, que tem como definição a ‘arte da intuição’, ou seja, são criações de enorme expressão estética, mas que surgem do olhar e das mãos de artistas que, necessariamente, não frequentaram escolas de artes.

Entre alguns nomes de relevância nacional estão os artistas José Antônio da Silva, Maria Auxiliadora, Mirian, Nilda Neves, Antônio Poteiro, Maria Lira e muitos outros. Muitas vezes inspirados em suas regionalidades, a arte popular reflete crenças, lendas, costumes locais e típicos, como pode ser conferido nos trabalhos de José Antônio da Silva.

Autodidata, o trabalhador rural de pouca formação escolar, tornou-se pintor, desenhista, escritor, escultor e repentista, assinando obras lúdicas e líricas, com tons cromáticos fortes e vivos. O artista sustenta em seu currículo centenas de exposições, entre individuais e coletivas, além de contar com obras no acervo do MASP, ter participado da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, no qual recebeu o prêmio aquisição do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York.

Outro nome de destaque, o pintor, escultor e ceramista Antônio Poteiro, passou a se dedicar à pintura, muito incentivado pelo também artista plástico Siron Franco. Temas variados, desde a fauna do Pantanal até assuntos religiosos, passando por pequenas figuras de casas e animais, até riachos e pessoas, permearam suas criações que foram vistas em diversas exposições no Brasil e em países como Alemanha, França, Marrocos e Japão.

Entre as mulheres artistas, Maria Auxiliadora da Silva merece atenção. Trata-se de mais uma grande autodidata brasileira que viveu 39 anos e fez muita arte. Parte de uma família numerosa – ao todo são 18 irmãos e a maioria também de artistas – Maria pintou aspectos da vida cotidiana urbana e das comunidades, cenas afro-religiosas, danças, festas como o Carnaval, temáticas populares e tantos outros. Com reconhecimento internacional, as obras de Maria Auxiliadora compõem acervos de importantes instituições como o Museu de Arte de São Paulo – MASP, o Museum of Fine Arts, em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, o Musée d’Art Naïf et des Arts Singuliers, em Laval na França, e também estão disponíveis no acervo Blombô para aquisição.

Antônio Poteiro – Óleo sobre Tela – Assinado canto inferior direito – Datado 1995 – Medindo 170 X 180 cm Registrado e certificado pelo Instituto Antônio Poteiro.

Para saber mais sobre essas e outras obras, acesse blombo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor