Ai Weiwei na maior exposição de sua carreira

Compartilhar

Ai Weiwei Raiz é a primeira exposição do artista e ativista chinês no Brasil, a primeira exposição dedicada a um único artista a ocupar a Oca, e acontece em números superlativos: são 70 obras de arte, pesando juntas 500 toneladas, espalhadas pelos 8 mil metros quadrados do espaço no Parque Ibirapuera. Aberta no último dia 20, a mostra reúne obras históricas e emblemáticas ao lado de outras inéditas, produzidas no Brasil com diferentes materiais em São Paulo, na Bahia e no Ceará. Segundo o curador e produtor Marcello Dantas, a obra mais impressionante é Straight, exibida pela primeira vez em seu formato completo. São 164 toneladas de ferro retiradas dos escombros de escolas de Sichuan, na China, que desabaram após o terremoto de 2008. Cerca de 5.000 crianças morreram na ocasião, número levantado pelo próprio Ai Weiwei e sua equipe, uma vez que o governo chinês não divulgou informações. Outra obra marcante é Forever Bicycles, instalada fora do parque e à vista de todos que passam pela avenida Pedro Álvares Cabral.

Montagem da exposição. Foto do Instagram do artista @aiww

Em tempos conturbados, Ai Weiwei Raiz acontece sem uso da Lei Rouanet. Marcello Dantas conta que procurou patrocinadores para captar recursos via incentivo fiscal, mas essa opção foi descartada diante da negativa de Weiwei em submeter seu trabalho a uma aprovação prévia. O artista queria ter liberdade total, senão cancelaria o projeto. A saída encontrada veio de colecionadores, que aceitaram financiar as obras produzidas no país e terão preferência caso queriam adquirir os trabalhos. Somando-se a eles há o aporte financeiro de galerias do artista, entre elas a brasileira ArtEEdições, recursos do próprio Ai Weiwei provenientes da venda de materiais licenciados e da Fundação Marcos Amaro. Em 2019 a mostra segue para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Montagem da exposição. Foto do Instagram do artista @aiww
Montagem da exposição. Foto do Instagram do artista @aiww

 

Ai Weiwei Raiz
Oca
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera – São Paulo
De terça a sábado das 11:00 às 20:00 (entrada até às 19h); domingos e feriados das 11:00 às 19:00 (entrada até às 18h)
Entrada: R$ 20,00 inteira; R$ 10,00 meia
Comprar pela internet
Até 20/01/2019

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor