A fantástica voz da boneca

Compartilhar

Minha escolha para o vídeo de hoje ficou, no final, entre duas alternativas quase opostas, Elis Regina e Patricia Janecková – cujo nome a maioria de vocês provavelmente não conhece. Exceto por serem mulheres e cantoras, se distinguem em todo o resto. Da grande Elis, claro, não preciso falar, e prometo que ela estará aqui em breve. Janecková é uma brilhante e jovenzíssima soprano coloratura, que vai completar 20 anos agora em 2019, nascida na Alemanha mas de origem e formação eslovacas. Bonita como todas essas cantoras que nos vêm da Europa do Leste.

Escolhi Janecková para dar sequência a uma conversa da semana passada: a do virtuosismo, já mostrado no pianista chinês Lang Lang. Sopranos coloratura são todas virtuoses, fazem o diabo com suas vozes agilíssimas, capazes de verdadeiras peripécias e agudos altíssimos. Mal dá para acreditar que conseguem tudo aquilo com um sorriso.

Uma informação necessária. Janecková canta uma ária da personagem Olympia, que é uma boneca de corda pela qual se apaixona (com resultados infelizes) o herói da ópera Os Contos de Hoffmann, de Offenbach. A música é perfeita. Cliquem aqui para a conhecerem.

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor