Como vender arte pela internet?

Compartilhar

O mundo artístico, embora muito rico e criativo, também é bastante competitivo. Por isso, é de extrema importância que o artista se faça presente no mercado para atingir com eficiência seu público-alvo.

Para tanto, uma das principais iniciativas é apostar na presença online. Hoje, existem diversos recursos interessantes que permitem que esse tipo de trabalho fique mais conhecido, e tudo com apenas alguns cliques na tela do computador ou do smartphone.

Deseja saber como vender arte pela internet com a ajuda de recursos que realmente valem a pena? Então continue a leitura deste artigo e descubra algumas dicas que podem ajudar!

Marque presença nas redes sociais

Em primeiro lugar, quem deseja vender arte na internet precisa estar sempre presente nas redes sociais. Esse é um espaço em que imagens e detalhes das obras podem ser postados para formar o portfólio do artista e para que ele mostre com mais proximidade do público quem ele é.

Além disso, é possível se comunicar diretamente com os interessados por meio de mensagens rápidas e iniciar diversas negociações. A partir disso, muitas vendas podem ser otimizadas, além de parcerias fechadas para exposições, feiras e outros eventos importantes do setor.

Invista em marketing de conteúdo e SEO

Manter um blog para vender arte na internet pode ser outra excelente alternativa para construir presença online. Por lá, é possível publicar imagens e textos relevantes acerca de seu trabalho e criar uma relação mais próxima com seu público.

vender arte

Esse é um meio de fazer uma boa utilização de mecanismos de busca (SEO ou search engine optimization) também. Com o uso adequado de palavras-chave e um pequeno investimento por clique, você consegue fazer com que seu nome suba para as primeiras posições do Google.

Faça parte de um marketplace para vender arte

As plataformas online denominadas marketplace estão em alta no momento. Esse é um espaço mediado por uma empresa responsável, em que vários fornecedores – e nesse caso, artistas – se inscrevem e cadastram seus produtos para venda.

Esse intermédio serve para facilitar a vida do consumidor, que pode comprar de várias fontes, mas pagar tudo de uma única vez. Mas também traz excelentes resultados para quem vende, pois permite a exposição de seus produtos de uma maneira mais ampla e direcionada.

Faça parte de comunidades de artistas

Não deixe de circular também pelas comunidades online destinadas a artistas. Embora a concorrência seja uma realidade, esse é um espaço que também serve para indicações e para apoio a pessoas que trabalham com o mesmo que você.

Ter uma rede de contato saudável é muito importante para chegar a possíveis interessados e conquistar novas oportunidades de trabalho. Essa colaboração ainda ajuda a impulsionar o seu perfil e trazer mais reconhecimento para suas obras.

De fato, vender arte pode ser um desafio muitas vezes. Mas se você se permite que seus trabalhos e obras fiquem mais acessíveis pela internet, não há dúvidas de que você conseguirá crescer muito profissionalmente, além de ter um ótimo retorno financeiro.

Gostou de nossas dicas? Aproveite para acompanhar a Blombô no Facebook, no Twitter e no Instagram e descubra mais sobre como podemos ajudá-lo a divulgar o que você faz!

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor