Cuidados com as Joias: Mantenha suas heranças brilhando por gerações

Compartilhar

As joias são nossos acessórios mais íntimos e queridos. Entender como cuidar das suas joias preciosas pode fazer uma enorme diferença na manutenção de sua beleza e manter suas heranças brilhando por gerações.

CUIDADO COM LUZ E CALOR

Assim como os raios nocivos do sol podem danificar nossa pele, a luz e o calor podem afetar a durabilidade e a cor de uma pedra preciosa colorida. Com o tempo, e em excesso, também podem desbotar ou danificar algumas gemas, como ametista, topázio e camafeus. Pérolas também são muito delicadas, branqueando sob exposição extrema à luz. Outras gemas, especialmente âmbar, podem escurecer com o tempo quando expostas a muita luz.

Calor excessivo e mudanças bruscas de temperatura também podem fraturar algumas gemas. O calor pode remover facilmente a umidade natural que essas gemas precisam para manter sua beleza. As pérolas, por exemplo, podem ressecar, rachar e descolorir.

MANTENHA SUAS JOIAS LONGE DE PRODUTOS QUÍMICOS

A exposição a produtos químicos pode danificar ou descolorir metais preciosos como ouro e prata – e pode prejudicar algumas gemas coloridas. Mesmo substâncias do dia a dia, como spray de cabelo, loção, perfume ou outros cosméticos, podem conter produtos químicos que danificam permanentemente a superfície de suas pérolas e outras gemas delicadas ou porosas (como turquesa). Por isso, remova suas joias antes de mergulhar em uma piscina clorada ou antes de usar produtos de limpeza e domésticos.  Produtos de limpeza contêm amônia, que irá agredir gemas delicadas e metais preciosos.  Alvejantes à base de cloro é outro solvente doméstico que danifica as ligas de ouro.

Brinco Coral em Ouro Amarelo 18k e Diamantes de Melissa Maia Joias


CUIDADO ESPECIAL ÀS GEMAS TRATADAS

Muitas gemas coloridas são rotineiramente tratadas para melhorar a aparência de cor e clareza. Esses tratamentos podem ser afetados pelo calor, solventes, vapor e limpadores ultrassônicos. Saber se sua gema foi tratada é o primeiro passo para saber como cuidar dela. É aqui que entra o certificado de autenticidade – ele contém informações importantes sobre sua gema e quaisquer tratamentos que ela possa ter sofrido.

USE LIMPADORES ULTRASSÔNICOS COM CUIDADO

Embora você possa usar um limpador ultrassônico profissional, você deve estar ciente de que nem todas as gemas e joias podem ser limpas com segurança nele.

Os limpadores ultrassônicos não devem ser usados para limpar:

Materiais orgânicos de gemas, como pérolas , coral, marfim ou âmbar

Gemas que foram revestidas com uma substância não permanente, como cera

Algumas pedras preciosas tratadas termicamente

Gemas que são suscetíveis a mudanças de calor e temperatura, sejam elas tratadas ou não.

Além disso, a vibração gerada pela máquina pode soltar gemas ou lascar gemas.

É melhor deixar esse tipo de limpeza para profissionais de joalheria que conhecem diferentes materiais de gemas e entendem quando e como usar o limpador ultrassônico com segurança.

Pode parecer exagero, mas cozinhar utilizando joias com determinadas gemas pode colocar em risco a sua gema, pois além da exposição ao calor, existe a possibilidade de possíveis respingos de óleo serem absorvidos. Um exemplo, é a turquesa.

OS MÉTODOS DE LIMPEZA MAIS SEGUROS TAMBÉM SÃO OS MAIS FÁCEIS

A maioria das gemas coloridas pode ser limpa com água morna, detergente neutro e uma escova macia. Um aparelho de limpeza dental e um pano macio e sem fiapos também podem ser usados. Certifique-se de enxaguar suas joias em um copo de água para remover as soluções de limpeza, pois você corre o risco de perder pedras soltas – ou até mesmo uma peça inteira – se enxaguar diretamente na pia.

Gemas macias, como pérolas, por outro lado, podem arranhar facilmente. Use um pincel de maquiagem novo e limpo e água morna para limpá-las suavemente. Coloque um fio de pérolas em uma toalha para secar. 

Brinco Península em Ouro Branco 18k com Ágatas Verdes desenhado por Melissa Maia

GUARDE SUAS JOIAS COM SEGURANÇA

O armazenamento adequado de joias é muitas vezes esquecido. Joias nunca devem ser colocadas em uma gaveta ou em cima de uma cômoda – isso é sinônimo de arranhões e gemas danificadas.


A maioria das peças de joalheria vem em uma caixa ou bolsa da loja, que é um lugar perfeito para guardá-las. A prata, por exemplo, deve ser guardada em um tecido antimanchas. Os porta-joias acolchoados individualmente para anéis, colares e pulseiras também são ótimas opções.

Atenção especial às pérolas, esmeraldas e madrepérolas que precisam respira, portanto, armazenar essas joias em uma área seca, como um cofre, às vezes pode fazer mais mal que bem.

Melissa Maia

Melissa Maia é Desinger de joias, premiada internacionalmente por seu talento impecável e história de inovação, o que torna suas peças absolutamente atemporais.

Confira as joias de Melissa na Blombô, clique aqui!

Ana Maria

Ana Maria

Jornalista com formação em psicanálise e especialização no mercado de arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor