Dá até vontade de entrar

Compartilhar

Todos pensam na obra de Alfredo Volpi (1896-1988) através de seus “temas” essenciais: bandeirinhas e fachadas. Ponho entre aspas a palavra temas porque, no caso de Volpi, o termo é adaptado. A rigor, suas pinturas são composições geométricas às quais damos, por analogia, esses nomes. Na maturidade, ele não pretendeu, realmente, representar aspectos da realidade. Suas telas constituem jogos de triângulos, retângulos, círculos, etc.

O quadro acima pertence a outra família mas provém da mesma inspiração que as ‘fachadas’. A composição resulta da parte de cima das portas antigas, que tinham esses arcos com subdivisões triangulares, geralmente de vidro colorido. Talvez o mais lindo, neste quadro, sejam justamente as cores. Volpi foi um grande colorista e mesmo suas tonalidades escuras são sedutoras. Dão vontade de a gente entrar dentro delas.

Esta peça faz parte do catálogo de obras à venda da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil.

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor