Sopa de letrinhas

Compartilhar

Navegando pelas obras disponíveis aqui na Blombô, você pode ter se deparado com alguns termos e siglas nas fichas técnicas. Se você não sabe o que significam, não tem problema! Como este é um espaço para todos, inclusive iniciantes e curiosos, vamos desvendar um pouquinho sobre esse mundo fascinante das artes para que você não perca nenhum detalhe.

Para começar, trataremos sobre obras impressas, como Gravuras e Fotografias. Essas obras podem ter uma tiragem de alguns exemplares. É o artista quem determina quantas cópias serão feitas de um trabalho, e todas as cópias são numeradas e assinadas. No canto inferior esquerdo vem indicado o número da cópia e da tiragem. Por exemplo: 3/10 – significa que é a terceira cópia de uma tiragem total de 10. No canto inferior direito vem a assinatura do artista.

Comumente o artista faz todo o processo, desde a criação até a impressão da obra, mas com a qualificação cada vez maior dos profissionais e serviços, a impressão pode ser delegada a um terceiro. Nesse caso o artista aprova a impressão e depois faz a numeração e assinatura de próprio punho. Pode também solicitar uma tiragem extra para arquivo ou outra finalidade.

A numeração e a assinatura são as garantias de que não haverá fraudes no caso de impressões feitas por um terceiro.

Outras siglas podem vir indicadas nas obras junto à numeração das obras, conforme descrevemos abaixo:

P.A. – Prova do Artista: é a impressão feita para que o artista examine a qualidade da impressão.
P.I. – Prova do Impressor: quando quem imprime o trabalho não é o próprio artista.
P.E. – Prova de Estado: essas provas são o registro da criação, de todos os passos da colocação das cores. Ela vem indicada no lugar da numeração.
H.C.Hors Commerce: são cópias dadas e que não podem ser comercializadas.
H.S. – Hors Serie ou F.N. – Fora de Numeração: indica uma impressão sem tiragem, que pode até ser única.

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor