3 formas de vender arte

Compartilhar

Aproveitar o mercado de arte e todas as suas particularidades é uma forma de transformar a sua paixão em ganho de vida. Artistas, galeristas e outros profissionais deste mercado devem procurar maneiras de vender arte para que seja possível explorar ao máximo as oportunidades trazidas pelas obras.

No entanto, nem sempre a tarefa é fácil. Há uma preocupação constante em tornar as obras atrativas, em despertar o interesse das pessoas certas e de, enfim, conseguir fechar negócio. Mas você sabia que há algumas maneiras para simplificar essas etapas?

Venha descobrir 4 ótimas formas de vender arte e saiba como aumentar o volume de conversões!

1. O contato com compradores antigos é uma oportunidade

Se você já tiver vendido obras antes, é possível aproveitar esses contatos prévios para tentar realizar novas vendas. A ideia é entrar em contato com os compradores antigos para fazer novas ofertas e, quem sabe, captar o interesse para a compra.

É o caso de entrar em contato com quem já comprou obras de um artista ou esculturas com certas características, por exemplo. Apresentar novidades e mostrar que novos itens estão disponíveis pode ser um primeiro passo para fechar uma venda.

2. O networking também ajuda a vender arte

Fazer networking nada mais é que construir e manter uma rede de contatos altamente relevantes. É um termo muito utilizado no mundo dos negócios e que serve para o mercado de arte, que é considerado mais seleto.

vender arte

Vale a pena participar de exposições e eventos artísticos para entrar em contato com potenciais compradores, por exemplo. Também há a chance de pedir indicações a amigos, conhecidos e compradores anteriores.

Além de tudo, é preciso firmar contatos e parcerias com outros profissionais do ramo. Uma rede com galeristas, artistas e curadores favorece a saída de obras, pois expande o volume de interessados em contato.

3. A venda por meio da internet já é uma realidade

Até pouco tempo atrás, vender arte pela internet parecia impossível — especialmente, ao pensar em obras com maior valor de saída. No entanto, isso já é viável atualmente graças às novas tecnologias e aos novos recursos de segurança.

Com o marketplace, por exemplo, há como criar uma verdadeira galeria virtual, em que as obras estão sempre disponíveis para que os interessados possam conferi-las. O funcionamento é bem simples: você só precisa se cadastrar no serviço para criar a conta.

Depois, basta adicionar todas as informações, como fotos, dados técnicos e preços. Quando alguém decidir fazer a compra, tudo é processado pelo site do marketplace, com segurança e sem que tenha que se preocupar.

Essa é uma forma de alcançar pessoas em qualquer parte do país e até do mundo, além de vencer a corrida contra o tempo que uma exposição impõe. Assim, as chances de conquistar novos interessados se tornam muito maiores.

Vender arte não precisa ser difícil, demorado ou exaustivo. Com os contatos certos ou mesmo com a ajuda da tecnologia, é possível fechar mais negócios e chegar ao sucesso nesse mercado!

Se quiser mais dicas e aproveitar as melhores oportunidades, curta a nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor