Como funciona uma galeria virtual de obras de arte

Compartilhar

Apostar em uma galeria virtual de obras de arte é vantajoso para todos os envolvidos na exposição e comercialização artística. Enquanto os compradores têm mais acesso a esses trabalhos e podem comparar preços, os artistas conseguem aumentar o alcance de sua divulgação.

Por isso, a cada dia essa alternativa tem se popularizado no mercado. E, é claro, se tornado ainda bem mais estruturada em meio a plataformas e ferramentas de marketplace.

Não sabe ainda como tudo isso funciona? Continue a leitura desse artigo para se atualizar sobre o assunto e, quem sabe, comprar ou vender obras!

Como usar uma galeria virtual de obras de arte?

Se você é um artista, precisa de um acesso especial para essa plataforma. Assim, poderá cadastrar seus produtos, colocar descrições e definir os valores.

Um administrador do espaço é quem gerencia todos os artistas e vendedores, de modo a supervisionar o que é postado e alertar sobre qualquer incoerência. Em geral, uma pequena comissão é repassada a plataforma ou uma mensalidade fixa é cobrada.

Isso porque, além de ser uma área para expor as obras, existem também formas em especial de anunciar e evidenciar o seu trabalho para que ele tenha um maior destaque. O acesso para acrescentar obras e fazer modificações pode ser diário e você tem total autonomia para mexer em todas as funções disponíveis.

galeria virtual de obras de arte

Quem pode comprar nesse marketplace?

Qualquer pessoa pode acessar a galeria virtual de obras de arte e fazer suas compras. Normalmente, também é possível entrar em contato com o vendedor para realizar negociações.

Algumas galerias virtuais também fazem exposições ao vivo eventualmente para que o consumidor conheça o que é vendido por ali. Mas a venda também pode apenas concretizada online, como forma de valorizar a plataforma e a chance de que qualquer pessoa faça a aquisição.

Inclusive, a modalidade de leilões fica disponível em algumas ferramentas. Caso o cliente queira uma obra personalizada, também terá a sua disposição o contato dos artistas para demandas, orçamentos e solicitações.

Como escolher o espaço certo para divulgar?

Se você pretende internacionalizar seu trabalho, não se preocupe. Muitas plataformas permitem tanto o acesso quanto a compra por pessoas que estão em outros países.

Então, procure conhecer bem a galeria virtual de obras de arte que você pretende acessar ou postar seus trabalhos. É importante também que tenha total integridade e transpareça confiança em suas movimentações, para que você realmente receba um retorno satisfatório.

Por fim, não se esqueça também de que muito depende do artista. Investir em imagens boas e detalhadas para divulgar, por exemplo, faz toda a diferença para quem não pode ainda ver a sua obra de perto. Capriche nas descrições para passar a essência de sua arte e, depois, é só colher os frutos.

A galeria virtual de obras de arte sem dúvidas é uma tendência que veio para ficar. Portanto, se você se empenha como artista ou como apreciador desse trabalho e quer ajudar a arte a ter mais visibilidade ao redor do mundo, não deixe de conhecer esse tipo de plataforma.

Para saber um pouco mais sobre como tudo funciona e ver na prática um marketplace de obras em funcionamento, conheça a Blombô. Visita nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram para mais informações! 

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor