O 54º da Blombô apresenta grandes nomes da arte brasileira

Compartilhar

Seguindo a tradição da Blombô neste leilão, com a temática “Open”, foram captadas obras de grandes nomes do mercado brasileiro.

Uma das obras mais destacadas é um Palatnik da série W de 2018 em tons de amarelo e cinza. A série W é a que atinge maiores valores de mercado. Palatnik começou a desenvolvê-las no início em 2004, e à primeira vista, trata-se de mais um desdobramento de seus relevos progressivos, mas vai além, ao propor uma discussão sobre a ativação do suporte, sua materialidade, diante da ocupação abstrata da superfície, substituindo a iconologia por uma materiologia. 

Outro mestre da arte cinética, neste leilão da Blombô é o artista venezuelano Cruz Diez, com uma obra da série Cromointerferência em formato circular. Suas obras criam, ilusão de ótica e movimento com composições cromáticas vibrantes.

Carlos Cruz-Diez (1923 – 2019) – Sem título – Cromografia sobre Plexiglas

O artista escocês, Daniel Mullen representado no Brasil pela Kogan Amaro Produz perspectivas e jogos de ilusão de ótica que ocorrem entre a combinação da pigmentação e da geometria. Sua obra explora o universo da profundidade, luz e cor com rigor na pesquisa da tridimensionalidade.

Daniel Mullen (1985) – Pulse – Acrílica sobre Linho – 120 x 110 cm

Um trabalho que se configura como boa oportunidade é uma tela do artista Jaider Esbell, que foi um dos destaques da 34ª Bienal de São Paulo, e um dos selecionados para a exposição principal da Bienal de Veneza deste ano. O artista índio Macuxi de Roraima era representado pela galeria Millan e se debruçou sobre o tema da cosmologia indígena. Jaider morreu inesperadamente em novembro do ano passado. 

Jaider Esbell (1979 – 2021) – Sem título – Acrílica sobre Tela – 40,5 x 60 cm

O panneaux de Burle Marx também entra na lista das obras mais procuradas pelos colecionadores, porque são de grande suporte, com preço relativamente menor que os óleos, uma técnica bastante peculiar do artista que criava composições abstratas com tinta gráfica ou óleo sobre tecidos. 

Roberto Burle Marx (1909 – 1994) – Sem título – Paneaux montado sobre madeira

A obra de Di Cavalcanti no leilão é uma das famosas mulatas, tema que pintou ao longo da vida e que o tornou famoso por simbolizar a sensualidade da mulher brasileira. 

Emiliano Di Cavalcanti (1897 – 1976) – Mulata – Óleo sobre Tela – 92 x 73

Djanira é uma das artistas de grande contribuição para a arte moderna brasileira, passou pelas temáticas do folclore, religiosidade, trabalhadores, paisagem, no leilão a obra de Djanira é de 1948 e retrata uma figura feminina.

Djanira da Motta e Silva (1914 – 1979) – Sem título – Óleo sobre Tela – 73 x 60

Outros destaques que configuram excelentes oportunidades de adquir mestres da arte brasileira para sua coleção são os lotes com : Tomie Ohtake, Mabe, Brecheret, Pennachi e Tozzi. Os valores iniciais estão abaixo do valor de mercado por isso o leilão da Blombô é uma vantagem para os compradores. É preciso, no entanto, contar com a sorte pois os lances são livres e quase sempre há disputa.

Clique aqui e confira o catálogo completo!

Ana Maria

Ana Maria

Jornalista com formação em psicanálise e especialização no mercado de arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor