Espanhol afirma ter encontrado tela perdida de Frida Kahlo

Compartilhar

A obra La Mesa Herida está desaparecida há 60 anos; especialistas dizem que a obra apresentada é falsa

O marchand espanhol Cristian López afirmou ter encontrado a tela feita em 1940 por Frida Kahlo, logo após seu divórcio do muralista Diego Rivera. Segundo López, a obra está num depósito em Londres e seu dono, que prefere permanecer anônimo, pretende vendê-la por €40 milhões – cerca de US$ 45 milhões. Entretanto, especialistas e estudiosos da obra da artista mexicana já contestaram a autenticidade da “descoberta”.

A Associated Press, primeiro veículo a divulgar a notícia, consultou alguns especialistas que disseram que a peça apresentada por Cristian Lopéz é cópia da obra original. A historiadora de arte Helga Prignitz-Poda, que vem tentando localizar La Mesa Herida, disse que há diferenças bem nítidas entre o original e o que foi apresentado. Segundo ela, existem semelhanças entre réplicas incorretas feitas com base em imagens antigas e o trabalho oferecido por López. Além disso, disse a historiadora, Kahlo fez a pintura em madeira e não em tela. O trabalho à venda é descrito como uma pintura em tela.

López, que é pouco conhecido no mundo da arte, disse que especialistas endossaram a autenticidade da pintura, mas se recusou a identificá-los. “Quem provar um interesse genuíno e a capacidade de pagar a quantia de 40 milhões de euros, pode gastar o tempo que quiser com seus especialistas analisando o trabalho”, declarou Cristian López.

La Mesa Herida foi apresentada na Exposição Internacional de Surrealismo em 1940, na Cidade do México. Ele inclui um auto-retrato de Kahlo em uma mesa comprida, ladeada por Judas e um monstro que a abraça, enquanto os dois filhos de sua irmã estão em uma extremidade e sua jovem corça está na outra. O sangue flui dos nós da mesa de madeira, considerada uma angústia do artista pelo divórcio recém-concluído de Rivera.

Frida Kahlo doou a pintura à União Soviética em 1945, para ser exibida em uma sala no Museu de Arte Ocidental de Moscou, mas os oficiais de arte soviéticos desprezavam o surrealismo, que consideravam decadente, e o projeto foi abandonado. As obras mexicanas acabaram em um porão.

Um ano após a morte da artista, um grupo mexicano organizou uma exposição de arte itinerante em países do bloco soviético e emprestou La Mesa Herida. Prignitz-Poda disse que há evidências fotográficas de que a pintura de 117 cm por 249 cm foi mostrada em Varsóvia, mas nada se sabe depois disso. Não há nenhuma pista que indique se foi devolvida a Moscou, destruída ou mesmo adquirida por alguém.

Susana Pliego, historiadora de arte que estudou o trabalho de Kahlo e Rivera, está entre os especialistas que não acreditam que a pintura à venda seja a verdadeira. “A Fridamania foi uma invenção de marketing”, disse Pliego, que dirige a programação cultural da Casa de México em Madri e que trabalhou por anos no arquivo de Kahlo. “Como suas pinturas são caríssimas, alguns fazem propostas para ver se alguém cai nelas”.

Hans-Jérgen Gehrke, colecionador de arte que administra um museu dedicado às obras de Kahlo no sudoeste da Alemanha, considera “implausível, se não ridículo”, que um empresário desconhecido de 22 anos, que opera um site em uma cidade no noroeste da Espanha, seja o guardião da pintura que faltava. “Existem milhares de falsificações de Frida Kahlo”, disse Gehrke. “Ela é possivelmente a artista que pintou mais depois de morrer do que em vida.”

Traduzido de: The Associated Press

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor