Biografia de Artista |Gustavo Rosa

Compartilhar
Foto/ Instituto Gustavo Rosa

Gustavo Machado Rosa, artista plástico brasileiro conhecido por suas obras coloridas e alegres, nasceu em 1946 em São Paulo em meio ao excêntrico mundo pós guerra.

Desde os três anos de idade já desenhava, paixão que só foi crescendo. Em seus relatos conta que durante as aulas na Escola Morumbi e no Colégio Paes Leme, desenhava compulsoriamente.

Em 1964 passou a frequentar o curso livre de desenho e pintura da Fundação Armando Álvares Penteado-FAAP ministrado pela artista plástica Teresa Nazar, pioneira da Pop Art no Brasil.

Teresa, encantada pelas obras de seu aluno, escolheu quatro delas para expor na Primeira Anual de Artes Plásticas da FAAP, inaugurando assim as quase cinco décadas da trajetória artística de Gustavo: 1964- 2013.

Em 1969 ao participar da sua primeira exposição coletiva ao lado de artistas como Walter Levy, Dirce Pires e Décio Escobar, conheceu Di Cavalcanti que elogiou seus traços. Este contato entre os dois artistas se transformou em uma amizade sólida e que durou até o fim da vida do percursor modernista.

Durante as décadas de 1970 e 1980, o artista atravessou uma metamorfose estética-compositiva em sua obra. Após a morte precoce de sua irmã, Gustavo retrata que queria viver uma vida mais leve, com mais cor e mais sátira: Ele então passou a fazer críticas ao avesso.

Obra de Gustavo Rosa que faz parte do catálogo da Blombô

Com sua carreira já consolidada, foi premiado por grandes artistas e realizou exposições em museus e fundações como o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Fundação Bienal de São Paulo além de realizar exposições nos Estados Unidos e Espanha.

Na década de 1990, entretanto, Gustavo foi diagnosticado com um câncer na medula óssea. Ele resistiu fortemente por longos 14 anos, mas infelizmente faleceu em 2013. Atualmente carregamos seu legado e obra com muito carinho e admiração.

Ficou curioso para conhecer mais obras? Visite o catálogo online da Bomblô.

Série Cavalos • Gustavo Rosa

Fontes: Instituto Gustavo Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor