36º Leilão da Blombô
Dia 22/02, segunda-feira, às 20h
Leonilson (1957–1993) foi um dos grandes expoentes de uma geração de artistas brasileiros conhecida como Geração 80. Após o fim da ditadura militar no Brasil, em meados da década de 1980, este grupo de artistas celebrou sua liberdade recém-adquirida com um estilo de pintura gestual, colorido e expressivo. Como disse a curadora Sandra Magger à época, “A nova arte reflete os novos caminhos da pintura da geração 80, distante da racionalidade da arte dos anos 70 – conceitual”. Enquanto a Pop Art americana se apropriava dos símbolos de uma sociedade altamente industrializada na década de 1980, a arte da Geração 80 era firmemente crítica da sociedade.
Presente no 36º Leilão da Blombô com um trabalho em papel e que está reproduzido no catálogo raisonné do artista, Leonilson está em cartaz no KW Institute for Contemporary Art, em Berlim, com uma retrospectiva de sua carreira. A mostra Drawn 1975–1993 reúne mais de 250 obras que abrangem uma ampla gama de meios e estilos, desde as primeiras pinturas aos bordados introspectivos dos últimos anos de Leonilson, fornecendo uma visão geral de todo seu trabalho. Veja abaixo uma visita guiada à exposição.
A exposição em Berlim, Alemanha, foi prorrogada e novas datas devem ser divulgadas em breve. Depois seguirá depois para Estocolmo, na Suécia e Porto, em Portugal, encerrando o tour europeu provavelmente em abril de 2022. Por conta das restrições impostas pela pandemia, a programação pode sofrer alterações.
Fontes:
KW Institute for Contemporary Art
Enciclopédia Itaú Cultural