Sobre o tema da Arte Moderna, a seleção de obras foi composta de forma mais ampla, incluindo algumas obras de arte contemporânea com influência modernista, e fotografia. Confira o catálogo.
A Arte Moderna Brasileira está no imaginário estético e cultural do país, tornando-se a marca brasileira na história da arte. É objeto de estudos e publicações críticas e acadêmicas e de onde surgiram obras de grande valor histórico, presentes em importantes coleções museológicas e particulares, brasileiras e internacionais no período entre as décadas de 20 a 70. Neste tempo é possível destacar diversas fases e movimentos do modernismo e perceber sua influência em quase todas as vertentes artísticas subsequentes.
Trazendo influência das correntes em ascensão na Europa, brasileiros ligados a literatura e belas artes se uniram para construir um movimento genuinamente brasileiro sob determinadas bases. O modernismo visava romper com a arte clássica e o parnasianismo, criar uma unidade nacional, e tratar a cultura popular de forma mais coerente e consagrada.
Conheça algumas obras e artistas que estarão no leilão:
Edi Cavalcanti
Foi um dos idealizadores da semana de arte moderna, teve exposições e participou de todos os principais acontecimentos do modernismo, exposições nos museus de arte moderna brasileiros e no exterior. Tinha influência de picasso e de muralistas como Diego Rivera, com cores fortes e pinceladas expressionistas Di Cavalcanti retratou temas brasileiros, como o carnaval, os operários e as favelas.
Antonio Gomide
Chegando ao Brasil apenas em 1929, Antônio Gomide foi bem recebido pelo círculo modernista e apoiou a fundação de espaços importantes como a Sociedade Paulista Pró-Arte Moderna e o Clube de Artistas Modernos, em 1932.
Ismael Nery
Não era filiado a grupos e transitava em vários movimentos estéticos e artísticos. Ficou no esquecimento por décadas, por não ter adotado a missão que os intelectuais se deram: construir a identidade nacional brasileira. As obras de Ismael Nery tinham outras temáticas, temas bem pessoais e pouco afeitos aos problemas de identidade cultural. Ismael Nery era também um poeta e se dedicou à conjugação dessas duas expressões artísticas, e era altamente perfeccionista. Ismael Nery estabeleceu contatos com artistas cubistas e surrealistas, como Marc Chagall. Era católico praticante, e por isso chacota de Oswald de Andrade, tinha alinhamento político com intelectuais católicos, como Murilo Mendes e Tristão de
Não esteve presente ao evento de 1922, o que não tira o seu lugar de grande expoente do modernismo brasileiro. Associando a experiência francesa aos temas nacionais, a pintora produz uma obra emblemática com as principais questões do grupo modernista. Das “paisagens animadas” de Léger, Tarsila retira a imagem da máquina como ícone da sociedade industrial e moderna. As engrenagens produzem efeito estético preciso, fornecendo uma linguagem aos trabalhos: seus contornos, cores e planos modulados introduzem movimento às telas. Os temas pastoris e populares com contornos lúdicos também são uma marca inconfundível da artista. Também produziu obras importantes explorando simbolismos antropológicos.
Mário Zanini
Filho de imigrantes italianos, foi um dos fundadores do grupo Santa Helena ao lado de Volpi, Rebolo, Pennacchi e Clóvis Graciano. Zanini desenvolveu uma obra importante, apoiada pela crítica, envolvendo-se posteriormente nas tensões geradas pelo conflito figuração-abstração, desencadeado pelas Bienais com a sua avalanche de novas propostas.
Burle Marx
O maiores expoentes da arquitetura modernista, e uma das maiores marcas da cultura brasileira, trouxe a abstração geométrica aos jardins, murais, praças e painéis. era extremamente influente e intelectual e estava em contato com todos os pintores, escritores, arquitetos e músicos do Brasil, desde os anos 1930 até a sua morte na década de 1990. Seu discurso modernista, sua expressão artística, e seu estilo multifacetado.
Mira Schendel
Ao lado de seus contemporâneos Lygia Clark e Helio Oiticica, reinventou a linguagem do Modernismo Europeu no Brasil, pertence ao grupo dos artistas com pós-modernistas, sua arte conceitual e minimalista, é hoje uma grande expoente da arte brasileira.
Ianelli
O caminho percorrido por Arcângelo Ianelli tem a ver com as mudanças estéticas pelas quais a arte brasileira passou a partir do projeto modernista, a criação dos museus, das bienais, e na sequência, das questões entre abstração informal e geométrica. Marcado por operações de passagens difusas e graduais, seu percurso assinala a clara opção de adotar o projeto racional do Modernismo quando a obra amadurece. Afastou-se, contudo, das visões maniqueístas ou por demais positivistas das tendências construtivas, refutando os rótulos de Concreto ou Neo Concreto para a sua obra, Ianelli prezava muito a liberdade de expressão.
Daniel Senise
Rompeu com padrões do modernismo brasileiro. Não se ligou às três correntes básicas da pintura brasileira, tornando-se um elo entre aquelas correntes e a atmosfera pós-modernista que chegara no Brasil em meados dos anos 80. Não se pode afirmar expressionista, geométrico, abstrato. Seguiu com carreira nacional e internacional na arte contemporânea