O 51º leilão da Blombô apresenta obras com influência da Arte Moderna

Compartilhar

Sobre o tema da Arte Moderna, a seleção de obras foi composta de forma mais ampla, incluindo algumas obras de arte contemporânea com influência modernista, e fotografia. Confira o catálogo.

A  Arte Moderna Brasileira está no imaginário estético e cultural do país, tornando-se a marca brasileira na história da arte. É objeto de estudos e publicações críticas e acadêmicas e de onde surgiram obras de grande valor histórico, presentes em importantes coleções museológicas e particulares, brasileiras e internacionais no período entre as décadas de 20 a 70. Neste tempo é possível destacar diversas fases e movimentos do modernismo e perceber sua influência em quase todas as vertentes artísticas subsequentes.

Trazendo influência das correntes em ascensão na Europa, brasileiros ligados a literatura e belas artes se uniram para construir um movimento genuinamente brasileiro sob determinadas bases. O modernismo visava romper com a arte clássica e o parnasianismo, criar uma unidade nacional, e tratar a cultura popular de forma mais coerente e consagrada.

Conheça algumas obras e artistas que estarão no leilão: 

Edi Cavalcanti 

Foi um dos idealizadores da semana de arte moderna, teve exposições e participou de todos os principais acontecimentos do modernismo, exposições nos museus de arte moderna brasileiros e no exterior. Tinha influência de picasso e de muralistas como Diego Rivera, com cores fortes e pinceladas expressionistas Di Cavalcanti retratou temas brasileiros, como o carnaval, os operários e as favelas.

Emiliano Di Cavalcanti (1897 – 1976) – Uma flor chamada Nara (Nara Leão)

Antonio Gomide 

Chegando ao Brasil apenas em 1929, Antônio Gomide foi bem recebido pelo círculo modernista e apoiou a fundação de espaços importantes como a Sociedade Paulista Pró-Arte Moderna e o Clube de Artistas Modernos, em 1932.

Antonio Gomide (1895 – 1967) – Sem título – Carvão e guache sobre papel

Ismael Nery 

Não era filiado a grupos e transitava em vários movimentos estéticos e artísticos. Ficou no esquecimento por décadas, por não ter adotado a missão que os intelectuais se deram: construir a identidade nacional brasileira. As obras de Ismael Nery tinham outras temáticas, temas bem pessoais e pouco afeitos aos problemas de identidade cultural. Ismael Nery era também um poeta e se dedicou à conjugação dessas duas expressões artísticas, e era altamente perfeccionista. Ismael Nery estabeleceu contatos com artistas cubistas e surrealistas, como Marc Chagall. Era católico praticante, e por isso chacota de Oswald de Andrade, tinha alinhamento político com intelectuais católicos, como Murilo Mendes e Tristão de 

Ismael Nery (1900 – 1934) – Sem título – Grafite sobre papel – 16,5 x 11,5 cm

Tarsila do Amaral 

Não esteve presente ao evento de 1922, o que não tira o seu lugar de grande expoente do modernismo brasileiro. Associando a experiência francesa aos temas nacionais, a pintora produz uma obra emblemática com as principais questões do grupo modernista. Das “paisagens animadas” de Léger, Tarsila retira a imagem da máquina como ícone da sociedade industrial e moderna. As engrenagens produzem efeito estético preciso, fornecendo uma linguagem aos trabalhos: seus contornos, cores e planos modulados introduzem movimento às telas. Os temas pastoris e populares  com contornos lúdicos também são uma marca inconfundível da artista. Também produziu obras importantes explorando simbolismos antropológicos.

Tarsila do Amaral (1886 – 1973) – Mamoeiro – Gravura em metal P.A. – 30 x 45 cm

Mário Zanini

Filho de imigrantes italianos, foi um dos fundadores do grupo Santa Helena ao lado de Volpi, Rebolo, Pennacchi e Clóvis Graciano. Zanini desenvolveu uma obra importante, apoiada pela crítica, envolvendo-se posteriormente nas tensões geradas pelo conflito figuração-abstração, desencadeado pelas Bienais com a sua avalanche de novas propostas.

Mário Zanini (1907 – 1971) – Sem título (Pescadores) – Pintura sobre Azulejo

Burle Marx 

O maiores expoentes da arquitetura modernista, e uma das maiores marcas da cultura brasileira, trouxe a abstração geométrica aos jardins, murais, praças e painéis. era extremamente influente e intelectual e estava em contato com todos os pintores, escritores, arquitetos e músicos do Brasil, desde os anos 1930 até a sua morte na década de 1990. Seu discurso modernista, sua expressão artística, e seu estilo multifacetado.

Roberto Burle Marx (1909 – 1994) – Composição – Estampa sobre tecido colado em eucatex – 76 x 74 cm

Mira Schendel

Ao lado de seus contemporâneos Lygia Clark e Helio Oiticica, reinventou a linguagem do Modernismo Europeu no Brasil, pertence ao grupo dos artistas com pós-modernistas, sua arte conceitual e minimalista, é hoje uma grande expoente da arte brasileira.

Mira Schendel (1919 – 1988) – Toquinho – Letra set e papel artesanal colorido sobre papel – 49 x 25 cm

Ianelli 

O caminho percorrido por Arcângelo Ianelli tem a ver com as mudanças estéticas pelas quais a arte brasileira passou a partir do projeto modernista, a criação dos museus, das bienais, e na sequência, das questões entre abstração informal e geométrica. Marcado por operações de passagens difusas e graduais, seu percurso assinala a clara opção de adotar o projeto racional do Modernismo quando a obra amadurece. Afastou-se, contudo, das visões maniqueístas ou por demais positivistas das tendências construtivas, refutando os rótulos de Concreto ou Neo Concreto para a sua obra, Ianelli prezava muito a liberdade de expressão.

Arcangelo Ianelli (1922 – 2009) – Sem título – Escultura em mármore – 150 x 45 x 31 cm

Daniel Senise

Rompeu com padrões do modernismo brasileiro. Não se ligou às três correntes básicas da pintura brasileira, tornando-se um elo entre aquelas correntes e a atmosfera pós-modernista que chegara no Brasil em meados dos anos 80. Não se pode afirmar expressionista, geométrico, abstrato. Seguiu com carreira nacional e internacional na arte contemporânea

Ana Maria

Ana Maria

Jornalista com formação em psicanálise e especialização no mercado de arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor