Gravuras de Oswaldo Goeldi compõem 89º leilão de Arte da Blombô

Compartilhar

Uma série de trabalhos de Oswaldo Goeldi (1895-1961) que ilustrou “Obras Completas” do escritor russo Fiódor Dostoiévski, publicado no Brasil pela Editora José Olympio na década de 1940, é parte do próximo leilão a ser realizado pela Blombô. Assim como as criações de Goeldi, obras de outros grandes artistas como Aldo Bonadei, Arcangelo Ianelli, Vik Muniz, Rubens Gerchmann, Raymundo Colares, Bruno Giorgi, Emanoel Araújo, Francisco Stockinger, entre outros, são parte de uma importante coleção particular. O pregão acontece dia 20 de fevereiro no site da Blombô: https://blombo.com/leiloes 

Desenhista, ilustrador, gravador e professor, Oswaldo Goeldi era um artista brasileiro que ficou bastante conhecido por empregar tons escuros em grande parte de suas obras, a ponto de quase fundir personagens e ambientes. Serão 19 xilogravuras do artista em pregão, entre as quais Os dois viviam cochilando e iam conversar por trás das casernas”, cujo lance inicial é de R$ 3mil. 

O vasto legado do artista envolve trabalhos em parceria com escritores e intelectuais, como Carlos Drummond de Andrade, Graça Aranha e Manuel Bandeira. Em 1950, Goeldi expõe na 25ª Bienal de Veneza e, em 1951, ganha o prêmio de gravura da 1ª Bienal Internacional de São Paulo. Vale citar que as obras postas à pregão também compuseram a exposição itinerante pela Caixa Cultural “Goeldi e Dostoiévski”, em capitais como Rio de Janeiro (2012) e Brasília (2019). 

Arcangelo Ianelli – Sem título – Óleo sobre tela – Assinado canto inferior direito – 1960 – Medindo 80 x 100 cm. Certificado por Kátia Ianelli

Outro destaque desse leilão é o artista Arcangelo Ianelli (1922-2009). Desenhista autodidata, pintor, escultor e ilustrador, Ianelli é um dos artistas brasileiros de grande relevância no cenário nacional das artes plásticas e dono de um vasto e cobiçado acervo. Nascido na capital paulista, ficou bastante conhecido na década de 1940, por criações que retratavam cenas cotidianas, paisagens urbanas e marinhas. Já a partir da década de 1960, o artista se dedica com maior afinco ao abstracionismo, como essa obra, “sem título”, que tem lance inicial em R$98 mil. 

Sofia Lucchesi

Sofia Lucchesi

Sofia Lucchesi é coordenadora de comunicação da Blombô. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) com especialização em Marketing e Mídias Digitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), atua no setor cultural desde 2015, especialmente nas Artes Visuais. Esteve à frente da comunicação de museus e galerias de arte, desenvolvendo trabalhos de marketing digital, assessoria de imprensa e relações públicas para exposições e projetos de artistas como Paulo Bruscky, Marcelo Silveira e Pedro Moraleida. Colabora com veículos especializados em cultura e Artes Visuais, além de escrever textos críticos e curatoriais para exposições de Arte Contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor