Artistas da Bienal de Veneza na Blombô Marketplace

Compartilhar

O curador da Bienal de Veneza, Adriano Pedrosa, anunciou recentemente os artistas brasileiros que farão parte da exposição principal da 60ª Bienal de Veneza, que acontece entre 20 de abril e 24 de novembro de 2024.

Diversos artistas com obras disponíveis no marketplace da Blombô farão parte da mostra, que inclui nomes como Alfredo Volpi, Anna Maria Maiolino, Maria Polo, Emiliano Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Danilo Di Prete, Judith Lauand, Candido Portinari, Ismael Nery e muitos outros.

A mostra é também um marco histórico, pois será a primeira vez que um curador brasileiro chefiará a exposição de arte mais importante do mundo.

Para esta ocasião especial, realizamos uma seleção com todas as obras disponíveis dos artistas que integram a Bienal de Veneza em nosso marketplace.

Emiliano Di Cavalcanti

Di Cavalcanti, “A mocidade com Jaime Ovalle” (1957), Xilogravura, 60 x 50 cm – Compre agora

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo (Rio de Janeiro, RJ, 1897 – idem, 1976) foi pintor, ilustrador, caricaturista, gravador, muralista, desenhista, jornalista, escritor e cenógrafo. Um dos expoentes da pintura brasileira, Di Cavalcanti (nome escolhido por ele para assinar seus quadros) destaca-se por retratar figuras populares em sua busca constante por constituir uma arte nacional.

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral “O lago”, Serigrafia, 36 x 46 cm – Compre agora

Tarsila do Amaral (Capivari, SP, 1886 – São Paulo, SP, 1973) foi pintora e desenhista. Influenciada por vanguardas europeias, especialmente pelo cubismo, cria um estilo próprio, explorando formas, temáticas e cores na busca por uma pintura de caráter tipicamente brasileiro. Tarsila do Amaral figura como um grande nome da pintura no cenário internacional, representando uma arte genuinamente brasileira ao contemplar elementos, temáticas e narrativas populares que constituem a identidade nacional forjada inicialmente pelo movimento modernista.

Victor Brecheret

Victor Brecheret “Torso feminino”, Déc. 1930, Bronze, 89 x 21 x 21 cm – Compre agora

Victor Brecheret (Farnese, IT, 18941 – São Paulo, BR, 1955) foi escultor. O artista é um dos precursores do movimento modernista brasileiro nas artes. Sua obra é marcada pela busca incessante de diferentes técnicas da escultura, do mármore à terracota. Sua produção vasta e diversificada tecnicamente revela uma história nacional, cuja identidade poética se traduz em um caráter de síntese formal e requintada simplicidade.

Fulvio Pennacchi

Fulvio Pennacchi “Sem título”, 1980, Óleo sobre tela, 70 x 35 – Compre agora

Fulvio Pennacchi (Villa Collemandina, IT, 1905 – São Paulo, BR, 1992) foi pintor, ceramista, desenhista, ilustrador, gravador, professor. Conhece as vanguardas artísticas do começo do século XX, mas nunca se filia a nenhuma delas. Procura, em sua produção, o equilíbrio entre o clássico e a modernidade, expresso na suavidade e delicadeza de suas composições e na simplicidade dos temas e figuras apresentados.

Rubem Valentim

Rubem Valentim “Sem título”, 1972, Serigrafia, 100 x 70 – Compre agora

Rubem Valentim foi escultor, pintor, gravador e professor. A obra de Valentim se dedica à complexidade e à pluralidade da cultura brasileira. Com uso criativo das cores e geometria rigorosa, o artista explora elementos da simbologia de matriz africana.

Acesse a seleção completa da Bienal de Veneza

Sofia Lucchesi

Sofia Lucchesi

Sofia Lucchesi é coordenadora de comunicação da Blombô. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) com especialização em Marketing e Mídias Digitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), atua no setor cultural desde 2015, especialmente nas Artes Visuais. Esteve à frente da comunicação de museus e galerias de arte, desenvolvendo trabalhos de marketing digital, assessoria de imprensa e relações públicas para exposições e projetos de artistas como Paulo Bruscky, Marcelo Silveira e Pedro Moraleida. Colabora com veículos especializados em cultura e Artes Visuais, além de escrever textos críticos e curatoriais para exposições de Arte Contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor