O curador da Bienal de Veneza, Adriano Pedrosa, anunciou recentemente os artistas brasileiros que farão parte da exposição principal da 60ª Bienal de Veneza, que acontece entre 20 de abril e 24 de novembro de 2024.
Diversos artistas com obras disponíveis no marketplace da Blombô farão parte da mostra, que inclui nomes como Alfredo Volpi, Anna Maria Maiolino, Maria Polo, Emiliano Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Danilo Di Prete, Judith Lauand, Candido Portinari, Ismael Nery e muitos outros.
A mostra é também um marco histórico, pois será a primeira vez que um curador brasileiro chefiará a exposição de arte mais importante do mundo.
Para esta ocasião especial, realizamos uma seleção com todas as obras disponíveis dos artistas que integram a Bienal de Veneza em nosso marketplace.
Emiliano Di Cavalcanti
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo (Rio de Janeiro, RJ, 1897 – idem, 1976) foi pintor, ilustrador, caricaturista, gravador, muralista, desenhista, jornalista, escritor e cenógrafo. Um dos expoentes da pintura brasileira, Di Cavalcanti (nome escolhido por ele para assinar seus quadros) destaca-se por retratar figuras populares em sua busca constante por constituir uma arte nacional.
Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral (Capivari, SP, 1886 – São Paulo, SP, 1973) foi pintora e desenhista. Influenciada por vanguardas europeias, especialmente pelo cubismo, cria um estilo próprio, explorando formas, temáticas e cores na busca por uma pintura de caráter tipicamente brasileiro. Tarsila do Amaral figura como um grande nome da pintura no cenário internacional, representando uma arte genuinamente brasileira ao contemplar elementos, temáticas e narrativas populares que constituem a identidade nacional forjada inicialmente pelo movimento modernista.
Victor Brecheret
Victor Brecheret (Farnese, IT, 18941 – São Paulo, BR, 1955) foi escultor. O artista é um dos precursores do movimento modernista brasileiro nas artes. Sua obra é marcada pela busca incessante de diferentes técnicas da escultura, do mármore à terracota. Sua produção vasta e diversificada tecnicamente revela uma história nacional, cuja identidade poética se traduz em um caráter de síntese formal e requintada simplicidade.
Fulvio Pennacchi
Fulvio Pennacchi (Villa Collemandina, IT, 1905 – São Paulo, BR, 1992) foi pintor, ceramista, desenhista, ilustrador, gravador, professor. Conhece as vanguardas artísticas do começo do século XX, mas nunca se filia a nenhuma delas. Procura, em sua produção, o equilíbrio entre o clássico e a modernidade, expresso na suavidade e delicadeza de suas composições e na simplicidade dos temas e figuras apresentados.
Rubem Valentim
Rubem Valentim foi escultor, pintor, gravador e professor. A obra de Valentim se dedica à complexidade e à pluralidade da cultura brasileira. Com uso criativo das cores e geometria rigorosa, o artista explora elementos da simbologia de matriz africana.