Os irmãos Geefs e duas esculturas de tirar o fôlego!

Compartilhar

Como a Catedral de Saint-Paul de Liège, na Bélgica, recebeu duas esculturas de Lúcifer sexy as hell

Em 1842 o escultor Joseph Geefs foi comissionado pelo bispo de Liège para criar a escultura de um anjo caído, a ser colocada no púlpito recém restaurado de sua catedral. Geefs entregou o trabalho e a obra, conhecida como L’ange du mal, foi instalada no ano seguite. Começaram as reclamações: a administração da catedral declarou que “esse diabo é muito sublime”. O diabo:

A imprensa local chegou a dizer que a escultura desviaria a atenção das jovens penitentes do sermão da missa. O bispo determinou a remoção imediata da obra e passou a comissão para o irmão mais velho e mais famoso de Joseph, Guillaume Geefs. Não que Joseph tenha reclamado, uma vez que rodou a Europa exibindo o L’ange du mal e recebendo vários pedidos de cópias.

Guillame entregou Le génie du mal em 1848. Sua versão mostra menos o corpo e traz diversos símbolos ligados a Lúcifer: uma maçã – o fruto proibido – com marcas de mordida, junto com a ponta quebrada do cetro. As unhas são estreitas e alongadas, feito garras. Chifres parecem despontar de seus cabelos; ele está acorrentado, preso pelo tornozelo direito. Quanto a ser uma versão que não mais distrairia as pessoas de suas orações, há controvérsias.

Embora nunca tenha se pronunciado a respeito, é possível supor que Guillaume fez de sua obra uma provocação às críticas sofridas por seu irmão. De qualquer forma, até hoje Le génie du mal ocupa o lugar no púlpito da Catedral de Liège, enquanto L’ange du mal faz parte do acervo em exposição do Museu real de Belas Artes da Bélgica.

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor