6 livros para quem gosta e quer conhecer mais sobre Artes

Compartilhar

O dia 7 de janeiro foi escolhido como o Dia do Leitor no Brasil. Para celebrar esta data fizemos uma lista com livros relacionados à arte para você se inspirar. Escolha o seu e boa leitura!

A História da Arte, de G. H. Gombrich: este livro é praticamente leitura obrigatória para aqueles que querem iniciar um estudo mais detalhado no mundo das artes visuais. O autor vai desde as pinturas rupestres da pré-história até a arte experimental contemporânea.

 

 

Quando a arte é genial, de Lucinda Hawksley e Andy Pankhurst: por que será que algumas obras se destacam e acabam sendo consideradas marcos na história da arte? Como identificar o que há de especial nelas? Este livro traz uma seleção de oitenta pinturas e esculturas do mundo todo, ajudando o leitor a entender as características únicas e determinantes para que essas obras fossem tão relevantes.

 

A arte brasileira em 25 quadros, de Rafael Cardoso: tratando da arte produzida em nosso país entre 1790 e 1930, o autor busca estimular a compreensão da arte como fenômeno social e cultural, e não apenas como produto de uma personalidade ou temperamento. A série “A arte brasileira quadro a quadro” produzida e exibida pelo canal Arte 1 é baseada neste livro.

 

Isso é arte?, de Will Gompertz: com senso de humor e profundo conhecimento, o autor comenta 150 anos de arte, indo do impressionismo à arte contemporânea produzida nos dias de hoje.

 

 

Frida Kahlo: para meninas e meninos, de Nádia Fink: não nos esquecemos dos pequenos leitores! Primeiro livro da Coleção Antiprincesas, este volume trata da artista mexicana que se nunca conformou em fazer o que se esperava dela. Mostrou o corpo com suas limitações, abraçou sua identidade, procurou a arte, a alegria e lutou pelo bem do mundo não só para ela, mas também para muitas outras pessoas. 

 

Clarice Lispector: para meninas e meninos, de Nádia Fink: mais uma dica para as crianças, que vão conhecer mais sobre a artista que escrevia contos, novelas e crônicas enquanto seus filhos brincavam ao seu redor, e tinha um cachorro louco que comia cigarros.

 

 

Tem alguma dica interessante? Conte pra gente!

Leia também: Aplicativos para quem ama arte.

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor