Usina de Arte

Compartilhar

Museu a céu aberto ocupa antiga usina de açúcar em PE

No município de Água Preta, saiu a antiga usina de açúcar Santa Terezinha, falida na década de 80, e entrou em seu lugar a Usina de Arte, idealizada pelo casal de empresários Ricardo e Bruna Pessoa de Queiroz, herdeiros da propriedade.

O projeto é abertamente inspirado no Inhotim, mas guarda suas diferenças. Enquanto Inhotim foi pensado para abrigar grandes coleções previamente constituídas, na Usina de Arte não há um planejamento estático. as coisas vão acontecendo conforme as residências dos artistas.

Como não poderia deixar de ser, o poder transformador da arte vai muito além da paisagem tomada pelas obras. A instalação da Usina de Arte vem mudando também a vida dos cerca de 6 mil moradores do entorno. Desde sua criação, a comunidade criou seis pequenos restaurantes, serviços turísticos, uma pousada, uma associação com artesãos e ainda aluga casas durante o Festival Arte da Usina, que acontece todos os anos.

A Usina de Arte ocupa 30 hectares e pode ser visitada gratuitamente todos os dias da semana, pela manhã e à tarde. “Nem porteira nós temos”, convida Ricardo.

Usina de Arte Rod. PE 99, km 10, Água Preta, Pernambuco O festival acontece anualmente no mês de novembro

Paula Reis

Paula Reis

Publicitária formada pela ESPM-SP, faz parte da equipe da Blombô, o primeiro marketplace de arte online do Brasil. Apaixonada por escrever e por Arte em todas as suas formas, vem produzindo conteúdo desde os primórdios da internet e se especializando em História da Arte, com cursos pelo MASP Escola, Escola Panamericana de Arte e outras instituições. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão para o Blog, mande uma mensagem: ela também adora conhecer novas pessoas e trocar ideias!

BANNER_BLOG_BLOMBO_340x340

Categorias

obra de arte a venda na blombo
e-book aumentando sua receita
infográfico usando a internet a seu favor